[FUGSPBR] Duvida com quota

Mauricio Vieira mauricio em pituba.unimetro.com.br
Qua Ago 15 16:15:22 BRT 2001

Saudacoes,

Tenho uma duvida com o servico de quota.
Configurei o soft pra 5000 blocos e o hard para 6000 blocos com userquota no
sistema de arquivos /var.

Um usuario estava com 5900 blocos e nao recebia mais e-mails; porem quando
pedi para esvaziar a caixa de e-mail mas recebi a seguinte mensagem no
/var/log/messages:

Aug 15 15:46:08 pituba popper[38560]: patricia@[192.161.0.111]: -ERR Unable to c
opy mail spool file, quota exceeded (69)

Tentei aumentar a quota para 6000 blocos (aumentando tambem o hard) e nao
funcionou. Tentei novamente para 10000 blocos e o usuario conseguiu baixar.

Pergunta: o servico de quota nao vai deixar nem o usuario baixar seus e-mails
quando a quota estourar ou ha alguma opcao a mais que devo fazer? Devo aumentar
a quota dos usuarios para evitar isto (assumindo que o erro "unable to copy mail
spool file" significa que o usuario precisa ter o dobro da quota para poder
baixar as mensagens [que supostamente estariam bloqueadas]) ?
Mas se eu aumentar significa que o usuario vai poder armazenar o dobro de
espaco que tinha permissao antes e isto nao resolve meu problema, ja que quando
o usuario estourar a quota eu terei que dar um edquota manualmente para
dobrar a quota e outro para voltar ao normal.

Alguem ja se deparou com este problema antes?

Agradeco desde ja qualquer ajuda.

--
%% Mauricio Vieira - <mauricio em unimetro.com.br>