[FUGSPBR] Dúvida com implementação de uma solução de firewall

Cosa, Eduardo Augusto Eduardo.Cosa em unimedpa.com.br
Sex Ago 24 15:13:37 BRT 2001

Caros amigos,
Devo fazer algumas implementações em meu FIREWALL e preciso da opinião dos
amigos e MESTRES :-)

Tenho um canal dedicado com a Internet e tenho minhas redes internas
internas (uma em um prédio e outra em um outro) acessando a Internet
normalmente através do NAT do próprio router de saída para a NET, aqui
começa o problema, os diretores da empresa criaram ai 3 perfis de usuários,
os que poderão acessar os serviços de WWW / MAIL / FTP, os que poderão
acessar apenas MAIL e os que não poderão acessar nada fora da rede interna.

A primeira filtragem estava pensando em fazer em um firewall usando o IPFW,
porém como fazer isto, criando regras individuais para cada máquina ou
dividindo minhas redes em sub-nets e agrupando cada estação em uma
determinada subnet de acordo com suas caracteristicas, ou os amigos sugerem
alguma outra solução ?

Caso divida em subnets diferentes, devo usar uma placa de rede para cada
subnet ou posso usar apenas 2 como normalmente se usa, uma para rede pública
e outra para  rede privada ???

Superada está etapa preciso criar uma maneira de bloquear determinados
sites, até ai tudo bem, estou pensando em usar o squid, mas gostaria que as
páginas não fossem cacheadas, então pergunto, existe está possibilidade ?
Outro software que permite fazer algo parecido ???

Agora o que acredito ser o mais chato, preciso que todo acesso WWW seja
registrado em logs de maneira que eu consiga gerar relatórios informando o
sites que cada estção acessou, pergunto novamente, os logs do squid me
permitem obter este tipo de informação ?? Existe alguma outra sugestão ???

Tentei esboçar abaixo um rascunho da topologia que pretendo usar.....

Agradeço a atenção e a paciência !

Eduardo A. Cosa
Pouso Alegre

                                    --------LAN 2=192.168.0.0------