[FUGSPBR] Re: [FUGSPBR] Dúvida com implementação de uma solução de firew all

Capriotti capriotti em cee.com
Sex Ago 24 17:02:12 BRT 2001

Vamos nós:

Eu já tive um caso parecido, mas o que eu fazia era limitar o tráfego
(largura de banda).

Primeiro eu tive que cadastrar o MAC address da placa de rede de todos os
usuários. Isso ;e dispensável, mas foi feito para que nenhum engraçadinho
tentasse mudar o IP da própria máquina e burlar a segurança.

O Segundo passo foi criar sub-redes relaticas a cada tipo de acesso:

192.168.1.x para acesso geral
192.168.2.x para SMTP/POP
192.168.3.x para somente tráfego interno.

Com isso fica muito fácil fazer o controle de tra'fego de pacotes via IPFW.

Segundo, o squid pode ser configurado para não fazer cache se você colocar
os tamanhos máximos e mínimos de cache para zero (acho que vai funcionar).

E finalmente, o Squid faz sim o log "dedo-duro" de quem acessou o que, onde
e quando.

----