[FUGSPBR] Bastion host

Jaime Galle mailings em jaimetec.com
Qui Ago 30 15:14:43 BRT 2001

----- Original Message -----
From: "Ronan Lucio" <ronan em melim.com.br>
To: <fugspbr em fugspbr.org>
Sent: Thursday, August 30, 2001 9:46 AM
Subject: Re: [FUGSPBR] Bastion host

> E aeh Jaime, tudo bem?

Tudo OK !

> Então supondo que eu tenha dois servidores: um de e-mail e outro
> de web.
>
> O correto é eu ter uma máquina rodando dois ambientes virtuais com
> jail que, quando o usuário for acessar o e-mail ele vai apontar para
> o ip do bastion hosts e este via jail vai acessar o servidor de e-mail
> em outra máquina e assim também para o servidor web.
>
> É isto?

Sim: O resto é redirecionado para outros micros através dos serviços de
rinetd, Proxy Transparente, e até mesmo mod_proxy do Apache.

Uma das aplicações que eu montei aumenta muito a segurança de um servidor
Microsoft IIS 5.0 que eles têm na rede, utilizando os conceitos acima.

O usuário acessa um ambiente virtual do Jail(vindo de um port forward via
rinetd!) e este via mod_proxy do Apache acessa um servidor Web com Windows
2000 instalado na mesma rede.

De fato, existem várias formas de se montar esse tipo de sistema.

----