[FUGSPBR] Re: Distribuicao de e-mails

Ricardo Ryoiti Sugawara Junior ricardorsj em uol.com.br
Seg Jul 9 14:35:42 BRT 2001

> Ai o redirecionamento do e-mail seria feito pelo virtusertable ou
> seria enviado o e-mail para rs.melim.com.br?
>
> Sabes dizer se usando o virtusertable faz duplo relay?

    Fala.

    Eh o seguinte. O que eu quis dizer com o virtusertable, é que com ele vc
pode setar um MX central que irá redistribuir os e-mails entre as filiais,
mas cada e-mail vc tera que ficar cadastrando nele (por isso ele passa duas
vezes por servidor, ou "relay duplo", mas nao sei se essa eh a definicao
correta).
    O que acontece eh o seguinte:

    Vc tem o dominio melim.com.br ... ele aponta pro seu servidor central. na
matriz. vc tem mais 2 servidores, um em SP outro no RJ, assim sp.melim.com.br
e rj.melim.com.br ... Cada um está configurado corretamente para ser o MX de
cada um desses dominios.. Assim:

    - Se vc enviar para fulano em sp.melim.com.br, o servidor de sp irá ser
contactado diretamente,
    - Da mesma forma no rio de janeiro, beltrano em rj.melim.com.br, mesma coisa
... direto.

    Só que as vezes vc quer que os dois possam receber apenas como
@melim.com.br, entao uma possibilidade é ir no servidor central e configurar
cada uma das contas para redirecionar para o devido servidor, como assim:

    fulano em melim.com.br        fulano em sp.melim.com.br
    beltrano em melim.com.br    beltrano em rj.melim.com.br

    Mas como havia dito, isso nao eh pratico, pois alem de vc ter que ficar
digitando todos os e-mails no virtusertable do MX central, o email passa duas
vezes pelos seus servidores, ou seja: Quando vc recebe no central, e quando o
central repassa para o da filial..

    Manjou? :-)

    IMHO, se os servidores são interligados, o que vc pode fazer é
centralizar o servidor de POP3 e MX de recebimento, e configurar RELAYs em
cada uma das filiais para enviar e-mail (as contas só precisariam estar no
servidor de POP3, e os usuários das filiais acessariam remotamente para
RECEBER e localmente [relay] para enviar)...

    []'s
    Ricardo.

----