[FUGSPBR] Re: Distribuicao de e-mails

Ricardo Ryoiti Sugawara Junior ricardorsj em uol.com.br
Seg Jul 9 16:36:11 BRT 2001

> Entendi sim, blz.
> É justamente esta a minha dúvida, sabes dizer como os
> grandes provedores fazem?
> Eles redirecionamento, o pop3 é centralizado ou existe
> alguma outra forma de fazer isto?
> Tipo... eu to querendo ver se da pra, na filial, eles
> baixarem via pop de la mesmo mas sem fazer duplo
> relay (tb não sei se este é o termo certo)

    A mantenedora do colégio onde eu trabalho tem mais uns 25 colégios que
englobam aproximadamente umas 1.500 contas de e-mail. Como os colégios são em
cidades e estados separados, o que foi feito (não que eu teria feito igual) é a
utilização de uma rede frame relay contratada da Embratel, onde o servidor
(exchange :/ ) SMTP e IMAP (não usamos POP3) é centralizado aqui em SP. A gente
não usa relay em cada um dos colégios (totalmente centralizado, mesmo para
envio de e-mails), mas vc nao precisa fazer assim...

    Se vc quer evitar o tal do "relay duplo", acredito que o único jeito seria
centralizando o MX de recebimento (onde vc vai acessar IMAP/POP3) ou usar
subdominio. No caso do ENVIO de e-mails, vc pode colocar um relay em cada
filial.
    Não sei se tem outra possibilidade senão o uso do subdomínio ou do
username%filial em dominio.com.br, como era feito antigamente na epoca do UUCP.
Isso porque não tem como fazer o servidor que envia o e-mail "adivinhar" qual
servidor ele deve contactar baseado apenas no username... Por isso a
necessidade de um "relay duplo", afim de que um servidor devidamente
configurado (o seu) possa redistribuir os e-mails...

    []'s
    Ricardo.

----