[FUGSPBR] dd

Cesar Augusto fazan em electronicone.net
Ter Jul 24 10:58:35 BRT 2001

Pessoal to precisando de um help,

    Constantemente eu preciso instalar fbsd em várias maquinas, mais se eu
tivesse que ir de maquina em maquina para instalar o fbsd eu perderia muito
tempo, por isso instalei um fbsd em apenas 1 HD como se fosse uma matriz, ae
para economizar tempo eu faço um clone dessa matriz no HD que eu quero
colocar fbsd, para isso eu utilizava o Norton Ghost, para fazer estes
clones.
    O problema é que esse Ghost não consegue trabalhar muito bem com o
sistema de arquivos do fbsd, sendo que :

        HD Matriz = 6 GB

    Se eu for fazer um clone dessa matriz em um HD de 30 GB, quando ele
termina o clone a HD de 30GB fica com apenas 6GB, ou seja, fica identico a
matriz e não acho legal isso.

    A minha dúvida é a seguinte, sei que no fbsd existe o comando "dd" que
pode fazer isso, mais se eu utilizasse ele para clonar essa matriz de 6GB em
um HD de 30GB, esse HD de 30GB ainda continuaria com 24GB disponivel ? ou o
dd criaria uma particao de 6gb e faria um clone identico, e deixaria uma
outra partição com o restante do HD livre ?
  Outra dúvia é se eu poderia usar o dd com o sistema rodando, ou seja, eu
posso iniciar o fbsd usando a matriz e clonar ela mesmo em um HD slave ? e o
comando correto seria :  dd if=/dev/ad0 of=/dev/ad1 ?

    Espero que vocês tenham entendido minha nescessidade, qualquer ajuda
sera de grande utilidade.

[]'s

César A. Fazan