[fug_sp_br] A importancia do ports

Wellington Dias welldias em uol.com.br
Dom Maio 6 15:24:43 BRT 2001

Olá Senhores:,
esta é a primeira vez que voz escrevo.
Sou usuário Linux e um pouco cansado com essa verdadeira torre
de babel que esta acontecendo com o mesmo. Por isso, estou
procurando outras alternativas UnixLike para desenvolvimento. A
principio tenho uma certa simpatia pelo freeBSD então resolvi
instalar a dois dias atrás a versão 4.1 que eu tinha guardado, mas
estou confuso sobre a real importância do ports. E é justamente
sobre ele que gostaria de fazer uma pergunta.

Estou tentando compilar o Qt 2.3.0, a partir do código fonte que
uso para o meu linux slackware. Mas, tenho encontrado  muita
dificuldade na compilação. Para compilar, eu simplesmente sigo
os tradicionais passo:
- Descompactar no diretório  /usr/loca/qt
- Configurar usando ./configure  -sm -gif -system-jpeg -no-opengl
- Compilar usando make.

Em fim, o que sempre fiz no linux. O erro acontece quando ele
compila os módulos encontrado no diretório qt/tools, neste ponto é
retornado o seguinte erro:

if [ -d uic ]; then cd uic ; make; fi
g++ -L/usr/local/qt/lib -Wl,-rpath,/usr/local/qt/lib -o
/usr/local/qt/bin/uicuic.o  ../shared/widgetdatabase.o
../shared/domtool.o ../integration/kdevelop/ kdewidgets.o   -lqutil -
L../lib -lqt

/usr/libexec/elf/ld: cannot find -lqutil
*** Error code 1

A principio, para mim, isso parece ser um clássico erro da
configuração do ligador “ld”. Mas, ao conferir a configuração com o
“ldconfig –elf  -r”, notei que tudo estava normal. Aparentemente
sem problemas.
Bem, depois de ver o manual do ldconfig e outras documentação,
a única coisa que tive foi dor de cabeça e ver que estava num beco
sem saída, então achei melhor saber com vocês se qualquer
compilação pode ser feita no modo “clássico”, ou tenho que usar o
ports?
E se preciso mesmo do ports, onde posso localizar os fontes do
Qt 2.3.0 para usar com o ports.

Agradeço qualquer ajuda, ou esclarecimento!!

A propósito, sempre que inicializo o freeBSD, meu console é
infestado por este tipo de mensagem de erro:

ad0: UDMA ICRC WRITE ERROR blk# 16986144 retrying
ad0: UDMA ICRC WRITE ERROR blk# 18166096 retrying
May  6 07:41:57 viper /kernel: ad0: UDMA ICRC WRITE ERROR
blk# 16986144 retrying
May  6 07:41:57 viper /kernel: ad0: UDMA ICRC WRITE ERROR
blk# 16986144 retrying
May  6 07:41:58 viper /kernel: ad0: UDMA ICRC WRITE ERROR
blk# 18166096 retrying

Seria a configuração do kernel ou alguma outra coisa? Uma
recompilação do kernel verificando as opções resolveria?

Bem, já perguntei muito...
Obrigado
Wellington

fug_sp_br-unsubscribe em yahoogroups.com

Seu uso do Yahoo! Grupos é sujeito às regras descritas em: http://docs.yahoo.com/info/terms/