[FUGSPBR] Manutencao

Ricardo Ryoiti Sugawara Junior ricardorsj em uol.com.br
Ter Maio 15 13:16:49 BRT 2001

> 1. Uma maneira eficiente de fazer manutenção em arquivos
>     que necessitam de acesso root via web, por exemplo:
>     inclusão e exclusão de contas.
>     Eu costumo utilizar scripts em Python, não sei se existem
>     maneiras mais práticas de fazer isto.

    O sudo é uma boa opção para algumas tarefas que exijam permissões
root sem que vc tenha que fornecer a senha para os seus administradores.

> 2. Monitoramento de um link assincrono, estou pensando
>     em utilizar pings temporários enviando dados para um
>     mrtg, alguém utliza algo deste tipo? Sabe dizer se tem
>     maneira mais eficiente ja que o ping não é o ideal para
>     se medir o trafego no link?

    Eu uso o MRTG e ele é bastante eficiente para minhas necessidades.
Seu roteador precisa suportar SNMP para o monitoramento, se o link (já
que é assíncrono) está ligado na sua máquina, vc pode usar um pacote
chamado "UCD-SNMP" ou algo assim para poder gerar os dados. O MRTG
também lê saida de scripts, programas, etc. Vc pode formatar a saída de
um programa de forma que ele mostre os dados a serem marcados pelo
MRTG (por exemplo, uso de CPU, etc...)

    []'s
    Ricardo.

----