[FUGSPBR] I ENC NACIONAL DO FREEBSD

Capriotti capriotti em cee.com
Ter Maio 15 18:48:19 BRT 2001

Povo:

Gostaria de submeter esta idéia de "palestra"à sua apreciação.

Sou "pré-candidato" a palestrante. vejam o tema (este foi um email mandado
para o Brandi há algum tempo):

VC acha que que caberia nesse encontro uma "palestra" sobre tópicos básicos
em  NAT e firewall ?

Eu tenho a experiência viva, da prática e do dia a dia; Nada muito baseado
em teoria e em textos, e eu julgo que exatamente esse ponto é uma força e
uma fraqueza.

força porque pode ajudar muitos newbies a começarem e se entenderem melhor
com essas duas ferramentas.

Fraqueza porque se alguém disparar alguma pergunta mais profunda sobre
TCP/IP eu não vou saber responder MESMO !

A idéia seria fazer uma apresentação em (por favor, desculpe o palavrão)
PowerPoint, e, se possível fazer uma demonstração com o duas máquinas, uma
cliente e outra gateway, rodando o ipfw e o natd, samba, ftpd, telnetd, etc.

O gateway ideal seria o FBSD 3.x, porque até essa versão o log do ipfw
aparecia no colsole. Claro que até isso pode ser preparado com antecedência.

Acho que duas horas dá para fazer uma cobertura legal, mas, permitindo uma
hora adicional para perguntas e etc.

Até agora não tinha me lilgado muito no encontro, porque minha vida anda
muito corrida, mas, que diabos, porque não colaborar com o diabinho, não ?

Necessidades seriam um computador extra - posso usar meu notebook para a
presentação e para a maquina cliente - e um data-show/projetor digital,
mais microfone, eventualmente um hub - se bem que eu tenho meu cabo
cross-over só para backup, mas que pode ser usado - etc...

Tenho um pouco de medo de ser muito básico, mas como eu disse, seria para o
público iniciante.

Opiniões ???

----