[FUGSPBR] futuro do bsd

Ricardo Ryoiti Sugawara Junior ricardorsj em uol.com.br
Sex Out 5 10:33:25 BRT 2001

    Eu não sei porque a Wind River resolveu contratar os desenvolvedores
do FreeBSD quando comprou a BSDI. Era mais que evidente que ela, que
sempre desenvolveu software fechado, um dia faria o que fez.
    No caso do Slackware, que é GPL, ela o fez rapidinho, afinal ela não
poderia se aproveitar do código sem ter que disponibilizar o fonte. No
caso do BSD, não existe motivo para ela empregar os desenvolvedores se
ela pode simplesmente roubar o código e chutar todos. Ela manteu 4
desenvolvedores, duvido muito para manter o FreeBSD. Talvez para
modificá-lo quando ela precisar.
    A Walnut Creek que nunca foi uma empresa milionária sempre manteu e
distribuiu o Slackware e o FreeBSD, e o desenvolvimento era tão rápido e
eficiente quanto era quando a WR os mantinham. O Slackware 8 saiu e
devagar vai caminhando, não sei se o FreeBSD está muito comprometido,
acho que não é motivo para nos preocuparmos.

    Outro detalhe: Ninguém do NetBSD (OpenBSD?) nunca foi pago para
desenvolvê-lo, e o projeto caminha muito bem... O FreeBSD que conta com
muito mais desenvolvedores e voluntários, ao meu ver poderá continuar
normalmente (com menos conforto, eh claro)... A menos que todos começem
a chorar porque o FreeBSD não é mais "patrocinado"...

    []'s
    Ricardo.

----