[FUGSPBR] Re: [freebsd] Cliente respondendo como Server Router (Broadcast e Unicast)

Alexandre D. Bensi (Aledon) alexandre em dep.ufscar.br
Ter Out 9 11:45:04 BRT 2001

Ok!
     ----------     --------
 ---| Roteador |---| switch |
     ----------     --------        ------
Tabela RIP:             |          |      |
 x.y.z.255 - broadcast  +--------- |      |
 x.y.z.0   - unicast            |''''''''''''|
                                |__ Cliente__|
 x.y.z.1   - IP do GATEWAY
 x.y.z.50  - IP do cliente

Quando envio pacotes ICMP para o BROADCAST ou UNICAST, apenas 1 cara
deveria responder de volta... Mas não, no meu caso tinha um DUMP!, e
duas maquinas respondiam juntas o pedido. O meu roteador (IP: x.y.z.1) e
o IP da maquina cliente (IP: X.Y.Z.50)

No meu caso eram duas maquinas que respondiam juntas, hoje é so o router
porque tirei o RedHat da estação SUN hehehe, mas em muitas outras redes
daqui do campus, são 3, 6 e ate 12 maquinas respondendo juntas o pedido
de broadcast. Notei que todas que rolavam solaris (12 maquinas) e
algumas maquinas com distribuição Linux, tentavam respondendo junto ao
pedido de broadcast, logo isso so acontece com algumas versões de S/O, e
preciso achar um meio de resolver este problema para evitar SMURFE.
Pelo Firewall posso barrar, mas estas redes não podem fazer o mesmo...

No exemplo que dei, o RedHat na SUN tinha duas opções "Exportar sua Rota
Padrão" e "Não Exportar Qualquer Rota (silencioso)", e isto era setado
mesmo desligando o daemon "Habilitar Roteamento".

Encuquei com isto, como pode esta estação brigar pela resposta do
broadcast, sendo que o daemon não estava habilitado, e a configuração do
mesmo foi setada para "silencioso"?

O que pode causar/fazer este tipo de anomalia?

Se descobrir isso, posso corrigir estas demais maquinas no campus... O
problema é que vai ter que ser tudo na teoria, pois hoje já não tenho
esta estação SUN rodando RedHat ou solaris =/

Um forte abraço!

--
Atenciosamente,
Alexandre D. Bensi (Aledon)