[FUGSPBR] firewalling

:: Patrick Tracanelli :: eeviac em fatectq.com.br
Sex Out 19 10:07:59 BRST 2001

>Goto,
>coloquei  ipfw -f flush dentro do do meu arquivo ipfw.rule que nao estava
>sendo chamado pelo firewall_type no rc.conf ou seja ele nao tava dando o
>flush nas regras mas quando eu coloco o mesmo comando no rc.conf
>diretamente ele funciona.
>

>valeuz
>
>Makaveli

 Makaveli, seu problema nao eh um problema, hehehe...
 Quando voce coloca suas regras no /etc/rc.local ele executa de boa mas quando define no firewall_type nao, mas sao as mesmas regras? Digo, apresentadas da mesma forma??? Se sim, eh ai que ta errado... quando voce usa o rc.local voce simplesmente coloca regras de firewall com o ipfw pra serem carregadas na inicializacao... como se houvesse um simples firewall.sh dentro de /usr/local/etc/rc.d

 Quando voce coloca no rc.conf e define firewall_type="/etc/seufirewall.fw" ele faz o seguinte, aplica as suas regras com o comando ipfw, portando esse arquivo nao deve conter a mencao ao ipfw...

 pxmplo oq eh /sbin/ipfw add 00200 allow udp from any to 200.xxx.xxx.xxx 53 ou soh ipfw, no seu /etc/sefirewall.fw apontado pelo firewall_type deve ser:

	-f f				# Flush nas regras
	...				# uma pah de regra inicial (loopback fundamentalmente)
	...				# mais regras
	add 00200 allow udp from any to 200.xxx.xxx.xxx 53	# dns
	add 00201 allow ip from any to xxx.xxx.xxx.xxx 80	# apachao rlz fodasso
	add 00210 deny all from not seu_ip_confiavel to xxx.xxx.xxx.xxx 22	# ssh
	add 65534 deny log all from any to any		# deny world

Paz Profunda;
[]'z ./patrick

----
|              Patrick Leandro Tracanelli do Carmo              | (   )   |
|             RPGw/IRC Nick -- Eksffa Shyranui Kapwam           | (O_O)   |
|        Eeviac host FreeBSD 5.0-CURRENT Dual SMP @444Mhz       | \`-'/  w|
| 4o Ciclo (Fatorial) - Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga | (   )__||
|       eksffa em fatectq.com.br  -  Fone: (0xx55) 9972-9465       | FreeBSD |