[FUGSPBR] Bind 9

Ricardo Campos Passanezi riccp em ige.unicamp.br
Ter Out 30 09:58:50 BRST 2001

On Mon, Oct 29, 2001 at 06:14:42PM -0200, Fabricio wrote:
> Estou instalando o bind 9.1.3 em um 4.4-stable.
> Minha preocupação é só com a organização dos arquivos dentro do sistema
> operacional.
> Usar prefix=/usr/local parece fazer sentido pois
> bin,sbin,lib,libexec,man,info estão certinhos lá dentro...
> Mas com relação ao sysconfdir um --sysconfdir=/etc/namedb/ funcionará (e, é
> racional)?

Sim, sem problemas. Mas também não teria problema se você mudasse para
/usr/local/etc/namedb/

> Ps. Ainda não estou usando dns neste computador então não se trata de um
> "upgrade".
>
> Se alguem conhece alguma documentação sobre como remover o bind 8 (e
> sendmail) por completo do sistema, por favor :)

Não precisa remover o bind8, nem o sendmail.

Coloque sendmail_enable="NO" no rc.conf. Quanto ao bind, se vc colocar o
"named_program" conforme abaixo, vai funcionar o bind9.

Se não quiser que compile novamente sendmail/bind8 (num buildworld),
coloque

NO_SENDMAIL=    true
NO_BIND=       true

no arquivo /etc/make.conf.

Olha o /etc/defaults/make.conf...

> Por padrão o make install não instala/atualiza as man pages. Como se faz
> entao pra instalar?

Tem certeza?

Olhe o /var/db/pkg/bind-9.1.3/+CONTENTS

> Depois de instalada a versão nova, o named deve ser iniciado pelo rc.conf da
> mesma forma?

Parecido.

Com o Bind8:

named_enable="YES"
named_program="/usr/sbin/named"
named_flags="-u bind -g bind"

Com o Bind9:

named_enable="YES"
named_program="/usr/local/sbin/named"
named_flags="-u bind"

(não me lembro das flags do bind9 - apenas testei)

Pode usar o "-c config-file" também.

Veja na manpage do named.

Olhe tb: http://www.nominum.com/resources/documentation/Bv9ARM.pdf

--
Ricardo Campos Passanezi -  Administrador de Rede
Chave PGP e GPG Pública em: http://www.ige.unicamp.br/~riccp