Re: [FUGSPBR] Recomendação: mod_gzip

ricardorsj em uol.com.br ricardorsj em uol.com.br
Seg Set 3 16:08:30 BRT 2001

> Eu já tinha visto esse modulo antes, mas ficaram algumas perguntas em
> minha cabeca:

> a) Qual o impacto no overhead da CPU/memoria, tanto do lado servidor
> quanto cliente?

	Não é muito, a compressão é rapida e geralmente mais rápida
que o tempo que a página não comprimida levaria para ser
enviada... Além disso vc escolhe p/ comprimir apenas certos tipos
de "arquivos" (por extencao, mime-type, handler, etc). HTMLs
mesmo grandes (100k) sao relativamente pequenos ao pensarmos
em compactacao.. Nao acredito que deva sobrecarregar o
servidor... Acho que o tempo q os usuarios nao ficam conectados
ja compensa o overhead.

> b) Qual a consequencia de usar esse modulo sobre um servidor cache rodando
> o Squid? O Squid pega a pagina compactada, descompacta e armazena e
> reenvia compactada? (acho que nao)
> c) Se o browser do cliente nao suportar essa compactacao, a pagina é
> enviada em html puro, permitindo a sua visualizacao?

	Infelizmente o squid nao suporta isso ainda. Por isso, quando
ele detecta que o squid/navegador não consegue lidar com dados
compactados, ele envia sem compactar... Para saber basta
verificar a variavel HTTP_ACCEPT_ENCODING do navegador...

	[]'s
	Ricardo.

[]'s
Ricardo R. Sugawara Junior