[FUGSPBR] Backup

Eduardo Augusto Alvarenga eduardo em netron.com.br
Sáb Set 8 14:25:32 BRT 2001

Alex Sandro Moraes <alex_vet em vetnet3.vetorialnet.com.br>:

> Preciso de um alternativa para backup, o problema e' que alem de
> incremental o backup precisa verificar os arquivos que devem ser
> removidos. Isso se deve ao fato de eu estar utilizando o qmail e como os
> e-mail sao divididos em arquivos o backup incremental apenas
> iria acrescentar os novos e-mails e nao iria apagar os que ja foram
> baixados.
> Alguem sabe algum aplicativo que possamos utilizar. Bom nosso backup
> funciona assim.
> SCSI -> IDE
> Ou seja o sistema esta rodando num HD SCSI e o backup fica gravado numa
> [...]

Porque ao inves de se preocupar em fazer backup de todos os emails, informacoes
de circulacao rapida e normalmente nao vitais; voce nao aplica um sistema de
redundancia de servidores nisso ?
Com um cluster voce nao precisaria se preocupar com backups ja que se acontecer
o pior com o servidor master, o secundario assume instantaneamente.

Exemplos de redundancia:

- Servidor secundario MX.
- Sistema de arquivos CodaFS, c/ compartilhamento de dados entre varios CPUS.
- Redundancia por RAID.
- Cluster de servidores por hardware.

O velho backup para especificamente emails nao eh realmente viavel pois normal-
mente em cerca de 3 dias as suas caixas sofrem total rotatividade e o backup
fica obsoleto. Com excessao eh claro que voce esteja fazendo algum tipo de
investigacao ou algo do genero.

Se precisar de mais ajuda, estamos ai ;)

Atenciosamente,