[FUGSPBR] Impressora Xerox DocuPrint XJ4257

Capriotti capriotti em cee.com
Qui Set 13 20:25:23 BRT 2001

Cesar:

Faltou um pouco de informação.

Primeiro: Sua impressora é postscript ? Eu sinceramente não conheço a
Docuprint, mas geralmente as máquinas da Xerox não são PS.

Se for o caso, vamos para a segunda pergunta: Você vai usar a impressora no
FRreeBSD nativamente, ou usar um Samba para compartilhar a impressora co0m
o povo da rede  (estou supondo que sua máquina seja um servidor)

Terceira pergunta: como essa impressora vai ser conectada ao computador com
FBSD ? Paralela (parece que sim, pois você falou em lpt0).

Bueno, vou assumir algumas coisas pra te responder, ok ?

Se você NÃO usa o freebsd como estação de traabalho, e NÃO vai imprimir
direto dele (Por exemplo, você NÃO vai estar navegando com o FBSD e NÃO vai
querer imprimir aquela página que você acabou de encontrar); Se for esse o
caso, jé estou assumindo que sua máquina é um servidor. Nesse caso você vai
estar rodanndo o Samba, Netatalk, ou coisa que o valha. Isso é bom, pois
tem documentação de sobra sobre isso.

A maneira mais fácil é editar o /etc/printcap

as minhas linhas para o Samba são assim:

lp|local line printer:\
         :sh:\
         :lp=/dev/lpt0:sd=/var/spool/output/lpd:lf=/var/log/lpd-errs:

Aliás, isso, se não me engano, é o default e está apenas comentado no
arquivo. Apennas retire os comentários. E não tem que fazer mudança NENHUMA
no samba.

Pronto ! Impressora compartilhada !

Agora, se sua impressora não é postsript e você quer imprimir a partir do
FREEBSD, o causo é diferente. Instale o apsfilter e reze pra sua impressora
ter suporte. Geralmente impressoras laser (que parece ser o caso) têm
suporte HPGL além do PS e do nativo do fabrincante. Se for esse o caso está
tudo bem. Escolha algum modelo da HP mesmo, caso seu modelo não exista.

Depois disso o apsfilter instala automaticamente outras "impressoras" no
seu printcap. Uma delas pega todas as entradas em PostScript (que é a
maneira nativa do Unix imprimir) e transforma na linguagem padrão da sua
impressora.

O legal disso é que, se você está usando netatalk (para macintoshes), Samba
ou impressora local, você passa a ter uma "impressora" PS na rede.

Em termos de hardware, se a impressora é paralela, nem se preocupe. O
exemplo do printcap acima já assume isso. Pouquíssima coisa tem que ser
mudada para impressoras USB (na verdade, só o device).

Agora, se você fornecer os detalhes, dá para fazer um passo-a-passo.

[]s

----