[FUGSPBR] Dhcp

Fabricio Bortoluzzi (Pumpking Head) fabricio em cttmar.univali.br
Qua Set 26 12:01:50 BRT 2001

> Ola pessoal, estou estudando a implantação de um servidor dhcp na
> empresa...
> ele até funcionou setando ip,dns e gateway...
> mas eu gostaria de saber das opções avançadas, possivelmente teremos uma
> VPN aki na empresa, e utilizaremos um servidor wins, estou pesquisando
> nas documentaçoes, mas ele pode atribuir o servidor wins?
> e teria como ele setar um ip para uma maquina e colocar essa maquina no
hosts??
> ou então criar alguma tabela com o mac address??

Vamos lá,
Eu posso te ajudar no que diz respeito a como fazer a ligacao de /etc/hosts
com o dhcp.
No dhcpd.onf, depois do básico você coloca:

host maquina1
{
  hardware ethernet 00:D0:09:F7:10:79;
  fixed-address     192.168.1.2;
}

host maquina2
{
  hardware ethernet 00:80:AD:30:2F:50;
  fixed-address     192.168.1.2;
}

Isso instrui o dhcp a atribuir sempre o mesmo ip para um dado mac address
assim você usa dhcp para fornecer enderecos de ip "fixos".
O /etc/hosts você só alimenta ele 1 vez e fica sossegado :)
Isto vale pro isc-dhcp que implementa a segunda versao do protocolo e foi a
única que usei.

Até se alguem souber, gostaria de saber como andam as implicações de
segurança, pq na época do Free 3.4 era necessario configurar 4 berkley
packet filters no kernel e hoje parece que mudou...

[]s
Fabricio

----