[FUGSPBR] Dhcp

Capriotti capriotti em cee.com
Qua Set 26 11:23:53 BRT 2001

o ISC-dhcp, assim como outros pacoted dhcp, faz relação MAC address-IP,
deixando o IP fixo para determinada máquina.

host  servidor {
         hardware ethernet 00:02:44:1d:20:7a;
         fixed-address 192.168.1.2;
}

# Clientes que nao tem seu MAC address cadastrado
#
# Subnet settings
#
# Clientes de 192.168.5.1 e 192.168.5.255
#
subnet 192.168.0.0 netmask 255.255.248.0 {
         range 192.168.5.1 192.168.5.255;
}

Com isso você pode colocar os IPs no hosts sem problemas. A partir daí, VPN
não deve ter muito srgredo.

Agora, sobre o Wins, não tenho idéia. Diga-se de passagem, para que WINS ?
Seu samba pode fazer a resolução dos nomes usando o hosts. Al;em disso,
para as máquinas com IP dinâomico, você pode simplesmente entrar no seu hosts:

maquina1        192.168.1.110
maquina2        192.168.1.111

e assim por diante. Vai funcionar MUÏTO bem. Garanto. (O sendmail agradece
esse tipo de procedimento, já que para de reclamar de não conseguir
resolver "canonical names").

[]s