[FUGSPBR] Samba e impressoras

Capriotti capriotti em cee.com
Qui Abr 4 13:41:38 BRT 2002

Salve, pessoal.

O Samba está me deixando louco no meu servidor principal, e eu não sei o
que está acontecendo;

Sintoma: tenho "duas" impressoras, epson e lp - na verdade a mesma
impressora com dois nomes diferentes - e, em uma estação Win2000 server eu
consigo capturar e usar a epson, mas a lp fica como "access deied".

Em outra máquina Win2000 server as duas impressoras ficam como access denied.

Em outra máquina win2000 Professional as duas ficam como access denied.

Em estações win98 dá um erro de "erro ao escrever para a porta".

Tudo indica em problemas de permissão para gravação, mas, vejam o meu
/etc/printcap

lp|local line printer:\
         :sh:\
         :lp=/dev/lpt0:sd=/var/spool/output/lpd:lf=/var/log/lpd-errs:

epson|local line printer:\
         :sh:\
         :lp=/dev/lpt0:sd=/var/spool/output/epson:lf=/var/log/epson-errs:

logo a seguir, vejam o meu /var/spool

drwx------  3 daemon  wheel   512 Mar 17 16:12 cups
drwxrwxr-x  2 uucp    dialer  512 Nov 29 21:31 lock
drwxr-xr-x  4 root    daemon  512 Mar 28  2001 lpd
drwxr-xr-x  2 root    daemon  512 Apr  4 13:19 mqueue
drwx------  2 root    daemon  512 Mar 20  2000 opielocks
drwxr-xr-x  4 root    daemon  512 Apr  4 13:18 output
drwxrwxr-x  7 uucp    uucp    512 Jan 27  2001 uucp
drwxrwxrwx  2 uucp    uucp    512 Mar 20  2000 uucppublic

e, finalmente o meu /usr/local/etc/smb.conf

[printers]
    comment = All Printers
    path = /var/spool/samba
    browseable = no
# Set public = yes to allow user 'guest account' to print
    guest ok = NO
    writeable = no
    printable = yes
#   valid users = @samba
#   force user = root
#   force group = daemon

Já instalei 3 versões diferentes do Samba (todas baseadas no samba 2.2.x);
Fatalmente é algo de configuração no /var/spool ou mesmo no printcap, mas
eu não estou sabendo decifrar. O problema se repete se eu copio o
/etc/printcap para um servidor saudável, mas, se eu deixo apenas a
impressora epson no printcap, o erro se repete.

Eu esgotei minhas possibilidades. Alguma alma caridosa pode me dar uma mão ?

Obrigado.

----