[FUGSPBR] Regras IPFIREWAL

Cristian Thiago Moecke moecke em lmp.ufsc.br
Qui Abr 4 13:42:40 BRT 2002

Seguite... Para fazer aquilo q eu falei no outro email e q repito ai
embaixo, eu tentei as seguintes regras p/ o ipfw:

Ativar Bridge:
00300 allow udp from 0.0.0.0 2054 to 0.0.0.0

Liberar acesso a homepages:
> ipfw 00700 add allow tcp from any to any 80 via fxp1

Liberar consultas a servidores DNS
> ipfw 00800 add allow udp from any to any 53 via fxp1

E Não permitir o resto:
> ipfw 00900 add deny all from any to any via fxp1

Alem dos pipes para limitacao de banda da fxp1
> ipfw pipe 10 config bw 64Kbit/s
> ipfw pipe 20 config bw 64Kbit/s
> ipfw 01000 add pipe 10 all from any to any out via fxp1
> ipfw 01000 add pipe 10 all from any to any in via fxp1

O problema principal a principio é na regra
> ipfw 00900 add deny all from any to any via fxp1
O broswer simplesmente trava no pc que esta simuando a redeNT2 em
algumas paginas qdo esta regra 900 esta ativa (ex: www.globo.com). Se
entro na mesma pagina sem esta regra funciona normalmente... Onde esta o
erro?
OBS: eu disse pc que esta simuando a redeNT2 pq estou usando um pc soh
por enquanto, deixando a redeNT2 ligada diretamente ao primeiro hub.

Eu tb queria saber se esse meu conjunto de regras esta bom ou se falta
alguma  coisas nele

Desenho esquematico e Objetivos:

    [Free BSD1 - email e DNS]
                               /\
                               \/        fxp0
 [roteador] <==> [HUB] <==> [FreeBSD2 - Bridge]
                               /\                       /\
                          [redeNT1]         [HUB] <==> [redeNT2]

 - Impedir que uma redeNT2 enchergue a redeNT1
 - Permitir que a redeNT2 use o FreeBSD1 como DNS (OBS: a redeNT2 não
usa o
servidor de emails do FreeBSD1, mas usa o DNS)
 - Permitir que a redeNT2 tenha acesso a paginas de internet

 Cristian Thiago Moecke
 CPD - LMP - UFSC
 moecke em lmp.ufsc.br