[FUGSPBR] Cluster - URGENTE

Patrick Tracanelli eksffa em bsd.com.br
Ter Abr 9 11:14:58 BRT 2002

Bom dia,

Voce provavelmente vai querer usar um esquemao com vinum, ( raid) ou
qualquer outra forma de sincronizar os seus dados (rsync? nunca vi em
producao..). Tem algumas opcoes por ai... NFS eh uma boa...

Pra brincar com alta disponibilidade, voce vai precisar mais do que um
esquema de failover, pq o conceito de HA envolve varios outros pontos
que as vezes passam em branco (por exemplo, spof - single point of
failure): voce tem certeza que se o seu roteador principal parar os seus
servidores vao continuar acessiveis? E se o link cair? tem backup disso
tudo que pode assumir o servico assim q necessario??

Tipo, se voce NAO kizer um cluster de servicos (server-farm) e apenas o
esquema failover, tem um artigo legal aqui:

http://bsdvault.net/sections.php?op=viewarticle&artid=90

Que ensina a configurar failover com FreeVRRPD. Mas o FreeVRRPD usa o
esquema IP Takeover, ou seja, se o servidor principal sair do ar o
segundo server assume o IP dele.. e mantem o(s) servicos. Nao eh a
solucao ideal e corta a possibilidade de voce fazer cluster de servico
enquanto nao precisa assumir *todo* o trafego. Uma serie de scripts em
perl e shell ja seriam o bastante pra assumir esse comportamento (e
ainda daria a flexibilidade de manter o server em uso nao exclusivo),
esperando o principal sair do ar...

Tem outra solucoes tambem na base do IP Takeover que oferecem mais
possibilidades... tipo fake e failverd... mas nenhum eh *perfeito*, vale
um pouco da sua vonta de fucar... (perl e bash, respectivamente).
Controle da disponibilidade feito em arp.

Nao sao nenhum heartbeat hehe, mas tao ai..

Se precisar das aplicacoes, fica a vontade pra mandar msg em pvt, visto
que eu nao sei as URL de cabeca... mas tenho umas coisas de HA no meu PC...

Abracos,
Paz Profunda;
Patrick Tracanelli

----