[FUGSPBR] pagando geral

Patrick Tracanelli eksffa em BSD.com.br
Sex Abr 12 20:16:58 BRT 2002

Olá, boa noite.

Apesar do pedido de não enviar reply pra lista, eu não pude me conter.

Sinceramente, sem qualquer tipo de comportamente demagogo ou o que quer q
seja, meus profundos aplausos ao Vinis!

Acho que http://vinis.netbsd.com.br/artigos/freebsd-filosofia.php é, além da
filosofia da comunidade (ao menos como eu a conhecí) no mínimo uma mensagem
de introdução à todos aqueles que estão na lista a pouco tempo, e
especialmente que vieram de comunidades 'viciadas' como algumas outras de
software livre.

Quando eu comecei a descobrir o FreeBSD - epoca que a lista mais movimentada
era a freebsd em br.freebsd.org, e que pareciam existir na lista apenas o
Brandi, o Vasques e o Capriotti, de TANTO que postavam e o quão informativa
eram cada email - sem querer soar nostalgico, era uma epoca que metade das
mensagens mereciam ser guardados no "preferidos" pra consulta posterior.

A filosofia não era apenas "você quer o bolo, nós te dizemos onde está o
livro de receitas", era "você quer o peixe, nós te ensinamos a pescar"
exatamente como o Alan (jumpi)já cansou de dizer aqui... e por ai vai...

E saibam que...
Exatamente por raramente nós termos a resposta, de mão beijada, nós
aprendemos acima de tudo como descobrir respostas.

O resultado disso eram membros da comunidade com muito mais 'autonomia' (se
eh q eh valido dizer assim)...

E hoje, nessa nova fase (que espero seja breve), a gente também aprendeu
umas coisinhas... entre elas, nós aprendemos que quando o cara quer alguma
coisa, e nós damos de mão beijada ele volta e pede outra coisa de mão
beijada também, afinal é a forma mais fácil... e deve até viciar... heehhe

Na boa, se eu estiver soando 'chato', pros que se identificarem na situação
acima, saibam que acima de tudo vocês estão deixando de aprender de verdade,
pra simplesmente receber indicações de 'receitinhas de bolo' de quem ja
sabe. E isso não é nem um pouco válido, pq você pode encontrar situações
onde sejam necessárias duas colheres a mais de pó royal, mas você não vai
saber se virar sozinho pq não constava da receita...

Eu percebi isso no #FreeBSD, onde dia a dia tinha mais gente que entrava pra
perguntar de coisas extremamente genéricas. Desde 'o que é wireless? como q
é?' passando por 'pra q q serve o named? como eu configuro ele?' e até
extremos que eu prefiro não citar. Sinceramente, são perguntas digmas do
Fórum da revista Info. São conceitos mínimos, e genéricos.

Se você ensina 'como é que eu configuro o apache pra fazer vhost', ao invés
de indicar a documentação, mais tarde o ser volta perguntando 'como é que eu
configuro o sendmail pra fazer vhost?' e depois 'como é que eu configuro o
named pra fazer vhost?' e vai, seguindo um monte de receitinha, sem ao menos
desconfiar que a vida toda usou a expressão vhost de forma errada... enfim,
ehehhe

LEIAM! POR OBRIGACAO DE ESTAR CADASTRADO NESSA LISTA, o artigo do vinis:

http://vinis.netbsd.com.br/artigos/freebsd-filosofia.php

Abraços,
Paz Profunda
Patrick Tracanelli