[FUGSPBR] Re: [FUGSPBR] Win+Linux+FreeBSD

oarn1 em zipmail.com.br oarn1 em zipmail.com.br
Sex Abr 19 09:25:41 BRT 2002

Antigamente eu usava Windows + Linux + Minix + OpenBSD.

A mágica era a seguinte:
Windows na primeira partição primária.
Na segunda partição primária eu criava uma partição extendida, e
dentro dela as partições do Linux.
Na terceira parição primária eu instalava o Minix
E na quarta eu colocava a do OpenBSD.

Sendo que o FreeBSD/OpenBSD PRECISA que a partição onde são
criados os slices seja uma partição primária.
Logo no começo o FreeBSD/Open não enxerga as partições do Linux
que são as partições lógicas dentro da partição extendida. Aí
o truque é o  seguinte: você usa o disklabel para criar os
slices que correspondem as partições do Linux, sendo que você
tem que fazer isso NA MUNHECA! Você vai precisar informar até
os setores de começo e de fim da partição (isso depois que o Free/Open estiver
instalado). Depois você monta e põe no fstab
para ele  montar automaticamente quando der o boot. Muito
cuidado quando criar os slices usando o disklabel, pois se os
endereços de começo e fim não estiverem corretos (pertencerem a
outra partição) a partição que for verdadeiramente dona do setor
vai ter seu sistema de arquivos danificado ou até mesmo
destruido quando o Free/Open escrever dados no slice.
Antes de tudo olhar o man disklabel e compreender como os BSDs
(Free/Open) gerenciam seus slices dentro das partições primárias
é o pulo do gato.