[FUGSPBR] passwd diffs

Capriotti capriotti em fugspbr.org
Qui Dez 5 11:19:34 BRST 2002

Bem vinda, Carla.

Bom "te ver" por aqui.

Primeiro, um usuário só vai entrar no seu servidor se você especificar um
shell para ele; sh, csh, bash, enre outros. PAra evitar que ele tenha
acesso SHELL à máquina, na hora de cadastra-lo (usando o adduser) VC tem
que informar shell no (ou none, não lembro bem).

Agora, se for para usuários que já existem, o procedimento é outro.

Note que um usuário sem shell também não usa ftp ou sftp ! Mas usa Samba
normalmente.

Usuários só poderão fazer su para root (porque pode-se fazer su para todos
os outros usuários !) se eles estiverem no grupo wheel, ok ?

Ah, sim... aquele * no lugar da sua senha...não vai dar certo. Mude, ou ?
Cuidado com o que VC faz no vipw !

Sua outra dúvida:

Aquele relatório diz que houve alguma mudança no perfil do usuário Carla
"Sou eu" de um dia para outro. Por acaso VC mudou sua senha ? É o que está
parecendo. :)

Certo, minha xará ? Continue postando as dúvidas; Algumas vezes a gente vai
te remeter ao histórico, outras a gente vai responder aqui mesmo, ok ?