[FUGSPBR] Controle de BANDA

João Pedro lion em freebsdhq.com.br
Sáb Fev 2 00:30:05 BRST 2002

Oi Pessoal,

Eu queria que vcs comentassem uma dúvida que ando tendo em relacao a
limitacao de banda do dummynet e que muitas pessoas perguntaram que na
verdade é uma comparacao entre um modem e uma placa de wireless ou rede
limitada atraves do dummynet.

O modem transmite os dados bit a bit e uma placa de rede/wireless em
rajadas. Então a passagem dos dados via modem seria mais "lento" que via uma
placa de rede. Mas quando limitado a velocidade não acontece isso, quando
limito a banda a 33Kbits/s numa interface com queue de uns 3Kbytes ele me dá
+/- o mesmo desempenho que o de um modem, melhora muito pouco o download.

Eis minha dúvida, então no FreeBSD quando limito no dummynet ele faz com que
o pacote quando chegue no free, sofra a limitação de banda e passa a agir
como um modem, ou seja, bit a bit ou de uma maneira que fica realmente como
se fosse a velocidade de um modem?

Agradeço desde já,
[]'s
João Pedro