[FUGSPBR] ajuda com scripts de UPS

Capriotti capriotti em cee.com
Sáb Fev 9 14:27:22 BRST 2002

Salve, minha gente.

Estou desenvolvendo um projeto de controle de UPSs com o NUT (que depois de
implementado deverá fatalmente virar mais um Tutorial (pobre Brandi).

Mas, meu baixo conhecimento de programação script está me matando desta vez.

O NUT foi desenvolvido para rodar em Linux, e o port dele para FBSD ão foi
completo. Tem várias brechas, e uma delas é a alteração do rc.shutdown
(script que diz para o FreeBSD o que fazer quando está desligando o sistema
operacional.

Segundo a documentação o script a ser rodado para desligar o UPS seria

         if (test -f /etc/powerdown)
         then
           echo "Killing the power, bye!"
           /usr/local/ups/bin/apcsmart -k /dev/ttyS0
         fi

Eu traduzi isso para nosso universo como:

     if [ -f /usr/local/etc/nut/powerdown.flg]; then
         echo "Switching off UPS."
         /usr/local/libexec/nut/genericups -k /dev/cuaa0
     fi

Ou seja: se existir o arquivo /usr/local/etc/nut/powerdown.flg ele coloca a
mensagem na tela e executa o comando de desligaur o UPS. A sintaxe esta certa ?

Segundo ponto:

O autor do artigo especifica que, para FreeBSD, deve-se fazer um
"-x nolock"
pois o driver do UPS vai falhar ao fazer um  uu_lock() nas portas seriais,
uma vez que o sistema de arquivos - file system - esteja em read-only
(status final dele depois da sequência de shutdown.

Segunda pergunta: como fazer esse diabo desse "-x nolock" ????

Só uma indicação para os fissurados em segurança: Esse NUT é MUITO bom, e
tem suporte a vários UPSs do mercado.

[]s

Capriotti

----