[FUGSPBR] off-vinis-particionamento inteligente

Leonardo Rota-Rossi rossi em rjnet.com.br
Ter Jan 8 11:55:58 BRST 2002

Soh tenho um apontamento a fazer sobre esse esquema de particionamento (e
gostaria que alguem mais experiente comentasse):

Caso a maquina tenha um grande numero de acessos (grande mesmo!), eu elimino
o swap. Absurdo? Calma, eu explico.

A utilidade do swap eh disponibilizar mais memoria do que a existente. E
isso é feito atraves de paginacao a disco. Que como todos sabemos, eh muito
mais lento que qualquer memoria.
Quando se instala um servidor, adiciona-se swap para que, em casos
esporadicos, a maquina possa enderecar mais memoria do que possui. notem bem
o que eu disse: CASOS ESPORADICOS. Se a maquina passa a maior parte do tempo
usando swap, nao tem nem o que pensar: ela tah precisando de memoria.

Bom, e onde entra o grande numero de acessos? bom... se sua maquina estah
segurando um site que tem um numero abissal de acessos, toda e qualquer
quantidade de memoria que voce coloque vai se exaurir. Nesse momento, vale a
pena se perguntar se realmente eh necessario atender a todas as requisicoes,
deteriorando em muito a performance, ou se atendendo um numero menor de
requisicoes, sem comprometer a mesma eh mais interessante (ou seja: se
aparecer uma figura quebrada, o cliente tenta de novo, ao inves de esperar
por minutos a fio para carregar uma pagina).

Certo, alguem poderia dizer "Mas entao é soh limitar o numero de requisicoes
simultaneas"... bom, que eu saiba, nem todos os daemons permitem.

A experiencia que eu tenho com isso? por causa de um apache mal escalonado,
um servidor fora do ar por 16:00h. (com o disco tendo sofrido falencia).

Espero Comentarios,

[]'s
Leonardo Rota-Rossi
rossi em rjnet.com.br