[FUGSPBR] [<<CTM>>] - Mudando a rede de IPs reais para reservados. (Caso completo e detalhado)

Ter Jul 2 16:38:17 BRT 2002

At 16:05 2/7/2002 -0300, you wrote:
>Antonio:
>
>As redes dele vão estar por trás de um FreeBSD. Acredito que ele dê conta
>disso. Além do mais, se não me engano o Patrick colocou umas regras no
>inícion do FW dele bloqueando essas gracinhas.

ja vi "coisas" assim :

caso 1 : 192.168.0.1 + 192.168.1.1
Net             mask            iface
192.168 link#1          rl0
192.168.1       link#1          rl0

caso 2 : 192.168.1.1 + 192.168.2.1
Net             mask            iface
192.168.1       link#1          rl0
192.168.2       link#2          rl1

note no caso 1 que a segunda rede tambem aponta para link#1 !!!
ficava tudo maluco !!!

Ja ocorreu comigo em, pelo menos, 3 ocasioes onde estava envolvido FreeBSD,
SUN-OS(sparc), cyclades e Linux

Em todas as vezes, a rede 192.168.0.0 estava em outra coisa e o responsavel
"pela coisa" dizia que a culpa era do Free ( 192.168.x.0 onde x !=0 ), pois
"antes de por o Free tudo funcionava direito"

dava a maior confusao: uma maquina recebia um pacote por um lado e tentava
devolver por outro !!

Nem sei se na situacao do colega poderia dar problemas, mas (devido a minha
paranoia) prefiro ser prolixo e continuar recomendando que se evite a
possibilidade dessa situacao ocorrer.

[]s

P.S. em todas as vezes "provei" que a culpa nao era do FreeBSD
P.P.S. nao resisti `a tentacao de nomear as interfaces como rl ;)

[]s

Antonio Torres
antonio.torres em newspace.net.br