[FUGSPBR] [OFF] PureFTPd v.s. ProFTPd

Patrick Tracanelli eksffa em bsd.com.br
Seg Jul 8 12:21:08 BRT 2002

Pessoal, boa noite.

Fazendo uma busca rapida no ports, notei que alem do proftpd, o pureftpd
tambem tem suporte a autenticacao e controle de usuarios por SQL. Hoje
venho usando o proftp, mas digamos que o mod_sql dele nao eh tao bom
quanto o resto do daemon, e o pior, talvez por ser mantido por
terceiros, esse modulo nao vem mantendo uma "backwards compatibility" o
que me obriga a repensar minhas tabelas no banco de dados e redefinir
todo o proftpd.conf sempre que eu quero atualizar o mesmo. Talvez essa
versao 4 do mod_sql pare com essas alteracoes bruscas, se bem que eu
duvido - visto que hoje ta menos flexivel do que ja foi um dia.

Em compensacao, pelo pouco que eu li do pureftpd, eu achei o suporte a
SQL dele exatamente o que eu preciso, muito flexivel e com mais features
do que do proftp, e ainda com uma breve vantagem, de poder rodar via
daemontools (que me agrada muito mais do que em standalone).

Bom, gostaria de saber a opiniao de alguem que ja use o pureftpd - mesmo
que nao seja via sql - em relacao a sua performance. Acho que eh o ponto
que mais de deixa duvidas, se a performance dele vale a pena em sites
grandes. Se alguem ja usou ambos ftp daemon, e puder compara-los, eu
agradeco =)

O proftpd tem uma documentacao e suporte exemplares, o que me parece nao
ocorrer no pureftpd... mas me preocupo com o suporte a problemas de
seguranca, e, apesar do site do daemon dizer que nunca houve nenhuma
vulnerabilidadde desde que o pureftpd existe, algumas verificacoes
breves me deixaram com o peh atras (como essa):

http://online.securityfocus.com/archive/1/169374/2002-05-30/2002-06-05/0

O que vossa experiencia tem a dizer?

  Grato :)
Paz Profunda,