[FUGSPBR] [OFF] PureFTPd v.s. ProFTPd

Eduardo Augusto Alvarenga eduardo-fugspbr.1acd40 em thrx.dyndns.org
Ter Jul 9 08:45:34 BRT 2002

On Mon, 8 Jul 2002, Patrick Tracanelli wrote:

> Fazendo uma busca rapida no ports, notei que alem do proftpd, o pureftpd
> tambem tem suporte a autenticacao e controle de usuarios por SQL. Hoje
> venho usando o proftp, mas digamos que o mod_sql dele nao eh tao bom
> quanto o resto do daemon, e o pior, talvez por ser mantido por
> terceiros, esse modulo nao vem mantendo uma "backwards compatibility" o
> que me obriga a repensar minhas tabelas no banco de dados e redefinir
> todo o proftpd.conf sempre que eu quero atualizar o mesmo. Talvez essa
> versao 4 do mod_sql pare com essas alteracoes bruscas, se bem que eu
> [...]

Utilizo o Pure-FTPD desde o seu lançamento e nunca tive sequer nenhum tipo
de problema tanto de instalação quanto de manutenção. O Pure-FTPD é um
servidor ftp para quem não quer perder tempo e deseja ter um bom servidor
instalado no menor tempo possível e que requeira o mesmo tempo para
manutenção. Por trabalhar como módulos, um para autenticação ( que pode
ser SQL, texto, passwd, shadow, LDAP, etc ) e outro para interação no
user-space ele torna-se um servidor praticamente "unbreakable" pois as
falhas só serão exploradas no módulo de autenticação.

Quanto a performance sinto em lhe dizer que você está perdendo o seu tempo
pois o Pure-FTPD apresentou uma *!surpreendente!* performance por aqui em
relação ao ProFTPD, é realmente mais rápido e utiliza muito menos recursos
da máquina (devidamente averiguados pelo comando time).

Além disso o Pure-FTPD possiu recursos que o ProFTPD ainda não tem, como
controle de banda, controle de warez, entre outros. E cá entre nós, é o
servidor FTP mais fácil de configurar que eu já vi!

Minha escolha/troca do servidor FTP foi baseada nas dicas de um grande
camarada meu chamado Henning Brauer (ele é uma figura), ele é o Hostmaster
da BSWS, uma empresa de hosting e co-location localizada na Alemanha que
inclusive fez um dos "Testimonials" na página do Pure-FTPD. Para você ter
uma idéia do tamanho do negócio, acesse `http://www.bsws.de' e
`http://misc.bsws.de' (relação de máquinas e funções) e veja como o
Pure-FTPD é usado.

Sei que essas opiniões acima podem não mudar a do pessoal que ainda
insiste em utiliza o "ProBugFTPD", mas serve como estímulo ao pessoal mais
radical. Algumas pessoas da lista já contaram com meus serviços de
consultoria e sempre instalei o Pure-FTPD e nunca ouvi nenhuma reclamação.
Clientes 100% Satisfeitos ;)

Grande abraço,

- --
 Eduardo A. Alvarenga - Analista de Suporte #179653
 Secretaria de Segurança  Pública do Estado do Pará
      Belém - Pará - (91) 223-4996 / 272-1611
     eduardo@{thrx.dyndns.org,segup.pa.gov.br}