[FUGSPBR] Espelhamento / Backup

Eduardo Augusto Alvarenga eduardo-fugspbr.1acd40 em thrx.dyndns.org
Sex Jul 12 16:00:12 BRT 2002

On Fri, 12 Jul 2002, Jean M. Duarte wrote:

> Depois de pensar bastante, resolvi que o custo/beneficio, de fazer
> CVS,FTP, SCP ou coisa do genero, para fazer backups entre maquinas.
> Na valia muito a pena !
> Pelo fato de gerar muito trafego na rede, sobrecarregar as maquinas
> fazendo .tar.gz´s da vida e outros.

Quanto ao tráfego na rede, você pode resolver isso instalando em cada
servidor uma nova placa de rede e com isso montar uma rede privada entre
os servidores, na qual somente eles e o servidor que fará os backups se
comunicam. Quanto ao sobrecarregamento dos "tar.gz", você pode limitar na
máquina backup um limite de processamento para os comandos de backup; o
ideal seria mesmo reservar uma máquina especialmente para isso.
O método que eu aprovaria para essa solução citada acima é via CVS.

> [...]
> os dois HD´s (vai ter azar assim na PQP), mas em informatica eh
> meio relativo apostar na sorte, principalmente no sentido seguranca, e eu
> ja vi isso acontecer !.
> Outra coisa eh a questao roubo, pois o Backup, ficaria no mesmo
> ambiente (fisico) e na mesma maquina. Se alguem rouba o gabinete.
> Baubau !
> Fazer entao backup em CD, mas sao muitos Gigas e ai nao tem
> santo que resolve ! Quem sabe um dia DVD (apesar de ja ter gravador !!! :)
> Pensei em Fitas DAT, mas nao estudei sobre a capacidade/custo/beneficio

Bem, você apontou as soluções e seus incovenientes.
Para o caso de backups em fitas DAT, existem unidades específicas externas
que fazem backup remoto, que possuem carrosséis onde você pode colocar
várias fitas e a máquina dá conta de fazer o backup, inclusive utilizando
uma fita por cada processo. Você também pode contar com unidades SCSI de
armazenamento externos que são muito confiáveis porém o custo é bem
salgadinho!

> Entao finalizando, hoje para vocês qual o melhor sistema para espelhamento?
> Eu pensei em nao fazer espelhamento constante, e sim uma vez por dia a
> maquina monta o HD, faz o espelhamento (arrumando somente o que foi modificado) e
> desmonta o HD. Derrepente neste perior da ateg para remover o HD da maquina,
> com um sistema de Gaveta.

Backup em disco nunca foi uma boa solução, além de ser um "trambolhão",
sempre falha na hora H. Que digam as leis de Murphy! Mas essa solução não
deixaria de ser uma "pseudo-funcional-gambiarra" ;)

Grande abraço,

- --
 Eduardo A. Alvarenga - Analista de Suporte #179653
 Secretaria de Segurança  Pública do Estado do Pará
      Belém - Pará - (91) 223-4996 / 272-1611
     eduardo@{thrx.dyndns.org,segup.pa.gov.br}
  OpenBSD Consultant: www.openbsd.org/support.html