[FUGSPBR] ccd / vimun /rsync

Eduardo Augusto Alvarenga eduardo-fugspbr.1acd40 em thrx.dyndns.org
Sex Jul 12 16:32:01 BRT 2002

On Fri, 12 Jul 2002, Jean M. Duarte wrote:

>     Etah que hoje eh sexta-feira, a lista ta até parada !!!!

Realmente, parece que todo mundo foi pra praia ;)
Pelo menos aqui no Norte todo mundo foi, afinal agora é que é o verdadeiro
verão por aqui!

> [...]
>
> Que fala sobre fazer o Mirror (espelhamento) de HD´s SCSI !
>
> Bem tenho aqui dois Hd´s IDE ATA 100 de 40 GB!
> Coloquei cada um em uma interface IDE diferente !
>
> Quero fazer o espelho um do outro:
> So que o HD original ja esta em uso com 70% de uso, pensei em fazer com o
> ccd. Mas la no final do tutorial, diz que devo formatar a device do
> ccd ao final da configuracao. Mas achei estranho, pois ja tenho 70 % de uso .
>
> Com faco para ativar esse espelhamento apartir de um disco com dados
> existentes, ou isso eh apenas caso eu utilize um stripe ?

Você irá perder seus dados em todas as situações, com o ccd você irá
criar um novo disco (ccd0), o qual você deverá ser formatado e ter
as informações gravadas novamente, como um disco comum. O ideal seria
você fazer um backup do que você já tem e começar de novo.

Para isso você pode utilizar um disco primário para instalação e controle
e outros dois discos para fazer o espelhamento.

> Sera que vou perder muito desempenho, ja que os dados serao gravados
> duplicadamente ?

Sim, você vai perder performance em I/O, portanto esteja ciente de
utilizar um bom equipamento. Dê preferências a discos SCSI com um bom
barramento já que a perda em interfaces IDE é muito grande.

> E outra qual o melhor o Vimun, ccd ou rsync ? E onde encontrar documentacao
> sobre isso?

Cada um tem a sua função específica e seus diferenciais.
O Vinum implementa Raid{0,1,5} e é um dos mais completos que existem porém
considero-o um tanto complexo. Já o ccd é extremamente simples e confiável
e pode ser implementado facilmente em qualquer sistema low-end. Já o rsync
é uma ferramenta de sincronização de arquivos remota, não interage com o
sistema de arquivos, somente faz o espelhamento de arquivos.

Todos eles possuem ótimos 'man pages'.

[1] http://www.vinumvm.org
[2] http://www.openbsd.org/faq/faq11.html#ccd
[3] http://rsync.samba.org/

Atenciosamente,

- --
 Eduardo A. Alvarenga - Analista de Suporte #179653
 Secretaria de Segurança  Pública do Estado do Pará
      Belém - Pará - (91) 223-4996 / 272-1611
     eduardo@{thrx.dyndns.org,segup.pa.gov.br}
  OpenBSD Consultant: www.openbsd.org/support.html