[FUGSPBR] erro na execucao do X

Marcio Merlone mm em surf.com.br
Seg Jul 22 10:13:10 BRT 2002

Daniel Korovtchenko wrote:

> Sabio All!
>
> Tive o mesmo problema dos colegas, por isso pesquisando no site do
> www.xfree86.org achei alguma coisa a respeito sobre aumento da seguranca
> efetiva na versao 4.2.0, e que para inicia-lo, necessitariamos rodar o XDM.
>
> Desculpem, nao lembro aonde exatamente vi...anyway, o recado ta dado :)

People,

O problema é que o X precisa ser executado como ROOT acho que para abrir
os devices necessários.
Por questões de segurança, o X não é instalado suid root, mas se for uma
estação bem protegida por firewall e etc, você pode

chmod 5755 /usr/X11R6/bin/XFree86

Isto vai fazer com que o X seja executado com as permissões de root
mesmo se disparado por um usuário comum.
Mas mais seguro mesmo é usar o xdm ou kdm ou gdm ou...

[ ]'s

Marcio Merlone