[FUGSPBR] [offtopic]speed uol

Qua Jul 24 11:20:17 BRT 2002

On Wed, 24 Jul 2002 04:22:20 -0300
Dorian Bolivar <dbolivar em gmx.net> wrote:

> Concordo que esse deve ser o termo correto, mas que os técnicos chamam o transceptor de "vincent", chamam. :) Se estão falando da mesma coisa, não sei (bem provável). Deve ser aquele caso do "fuzil" = fusível. :P

;)

> Estranho, já usei com uma máquina Linux, ligada no mesmo hub que o transceptor e também em cross-over. Configurei DHCP client nela, pegou um IP do transceptor numa boa e configurou a rota default passando por ele. A única coisa é que ficou um pouco mais lento que nas máquinas Windows, já que não tinha o RPA instalado. Nas máquinas Windows, não instalei nenhum driver especial, apenas o RPA.

voce pode ter tido contato com algum equipamento antigo; os antigos eram "um roteador" via satelite: nao dependiam dos drivers do WinXX

outro detalhe: a StarOne oferece outros servicos via satelite, nao exclusivamente o "UOL-SAT"

> Hmm não sabia que podiam fornecer IP roteável na Internet. Minha experiência foi com 1 IP reservado, sem restrição de portas. O transceptor fazia NAT e tinha um range de IPs no seu DHCP server.

a configuracao de IP, como eu disse, depende do contrato

> Puxa, ruim esse uplink! Realmente os downloads atingiam uma taxa boa, mas certamente, na minha opinião, o uso de satélite é só para casos em que é a solução mais viável (fazendas, etc.) ou quando a aplicação não depende de delay e eventuais quedas de link por condições climáticas.

essas velocidades sao as do UOL-SAT, com o equipamento GILAT 630; novamente: existem outros servicos de IP oferecidos pela StarOne.

Quanto `a queda de link, voce pode "reclamar"  e eles, se for um contrato "business", sao obrigados a instalar uma antena maior e que e'  menos sujeia `a quedas de link por problemas climaticos.

Quanto ao delay, so' fica ruim de usar em aplicacoes "full-duplex" (tipicamente 'terminal'), em aplicacoes client/server (web, e-mail, SQL, etc..) e' imperceptivel..

[]s

P.S. qualquer coisa que utilize satelite *e' caro* ! so' justifica em situacoes em que nao existam outras alternativas ou quando a seguranca e' mais importante que o custo

[]s