[FUGSPBR] [offtopic]speed uol

Dorian Bolivar dbolivar em gmx.net
Qua Jul 24 04:22:20 BRT 2002

On Wed, 24 Jul 2002 00:11:49 -0300
Antonio Torres <antonio.torres em newspace.net.br> wrote:

> nao e' "vincent", e'  VSAT: (V)ery (S)mall (A)perture (T)erminal (ou,
> em portuques, antena muito pequena)

Concordo que esse deve ser o termo correto, mas que os técnicos chamam o transceptor de "vincent", chamam. :) Se estão falando da mesma coisa, não sei (bem provável). Deve ser aquele caso do "fuzil" = fusível. :P

> e' UOL-SAT o servico de acesso `a Internet, via satelite, oferecido
> pela UOL em parceria com a StarOne (divisao de satelites da Embratel)
>
> - o equipamento GILAT somente permite conexao com maquina WinXX (a
> Gilat desenvolveu esse equipamento em parceria com a M$). E'  um tipo
> de "winmodem" via satelite: o equipamento tem um suporte rudimentar a
> IP e a maquina WinXX, atraves de um "driver", complementa o protocolo;
> ou seja, sem o WinXX vioce consegue apenas "pingar" e mais nada :(

Estranho, já usei com uma máquina Linux, ligada no mesmo hub que o transceptor e também em cross-over. Configurei DHCP client nela, pegou um IP do transceptor numa boa e configurou a rota default passando por ele. A única coisa é que ficou um pouco mais lento que nas máquinas Windows, já que não tinha o RPA instalado. Nas máquinas Windows, não instalei nenhum driver especial, apenas o RPA.

> - o quantidade de IPs depende do contrato
> - se o IP e' real ou 'private'(RFC1918) tambem depende do contrato
> - portas bloqueadas, depende do contrato

Hmm não sabia que podiam fornecer IP roteável na Internet. Minha experiência foi com 1 IP reservado, sem restrição de portas. O transceptor fazia NAT e tinha um range de IPs no seu DHCP server.

> Mais importante : velocidade
>
> Downlink : < 512kbps
> Uplink :   < 76kbps
> depende do trafego no canal de satelite

Puxa, ruim esse uplink! Realmente os downloads atingiam uma taxa boa, mas certamente, na minha opinião, o uso de satélite é só para casos em que é a solução mais viável (fazendas, etc.) ou quando a aplicação não depende de delay e eventuais quedas de link por condições climáticas.

--
[]s,
Dorian