[FUGSPBR] Modem ADSL brasil telecom em modo bridge, duvidas

leonardo leonardo em webqi.com.br
Qua Jul 24 11:35:58 BRT 2002

Olá,

Tenho um free 4.5 com 2 interfaces, uma com ip real (externa) e uma para
minha
rede interna (natd).
Estamos trocando a conexao para um modem ADSL da Brasiltelecom modelo:
ALCATEL SPEED TOUCH PRO ADSL

Bem, estou para seguir o tutorial do site www.free.bsd.com.br sobre o modem
da NEC para brasiltelecom tambem.

Mas nesse tutorial, o servidor nao tem IP REAL, e o modem tem um ip na sua
porta ethernet.

No meu caso o modem será posto em modo BRIDGE e nao terá ip na porta
ethernet (correto?)
Porque o IP REAL devera ficar na minha interface de rede externa (xl0, por
exemplo).
Tenho duvidas de como fazer a conexao, neste caso, com o modem adsl, ja que
o mesmo nao
tem ip algum, no tutorial é feita a conexao do pppoe atraves do ip do modem,
mas como fica agora sem ip ?
Alguem ja fez esta conexao do freebsd com modem em modo bridge ?

Abaixo segue o trecho do tutorial que configura e ativa tudo, mas como
ficaria
no caso onde o modem nao tem ip ? Comento as duvidas entre parenteses abaixo
de cada comando.

-------trecho do
tutorial--------------------------------------------------------------------
---------------
 /etc/rc.conf
 ifconfig_ed0="inet 192.168.7.2 netmask 255.255.255.248"

( aqui minha interface externa teria um ip real como 200.213.13.55, por
exemplo, correto ne ? )

# O mesmo deve estar configurado como pppoa-pptp relay  (rfc 2364) bridge (a
versão do firmware deve ser a STARE-71025-X7a)
# Ip do Modem/Router = 192.168.7.1

( no meu caso o modem nao tem ip na porta ethernet, e é do modelo ALCATEL
SPEED TOUCH PRO ADSL  )

cd /usr/ports/net/pptpclient; make install clean

# Agora você precisa configurar o /etc/ppp/ppp.conf

 adsl:
      set log Phase Chat LCP IPCP CCP tun command
      set authname login em nomedoprovedor.com.br
      set authkey senha
  set timeout 0
      set ifaddr 0 0

      add default HISADDR
      enable dns

# Mude as permissoes do seu ppp.conf
 chmod 600 ppp.conf

# Ative a conexao manualmente
 /usr/local/sbin/pptp 192.168.7.1 --phone pc1 adsl

( tá, mas como vou fazer a conexao se o modem nao tem ip definido na porta
ethernet ?
minha interface externa que tera o IP REAL definido pela brasil telecom,
como fazer a conexao
com o modem ? )

# Caso queira verificar o log
 tail -f /var/lot/ppp.log

Agradeço se alguem que ja teve esta duvida me ajude ok ?

Muito obrigado,
Leonardo