[FUGSPBR] Modem ADSL brasil telecom em modo bridge, duvidas

Estacio cruzestacio em wepo.com.br
Qua Jul 24 22:41:54 BRT 2002

Ola Leonardo,

> Estamos trocando a conexao para um modem ADSL da Brasiltelecom modelo:
> ALCATEL SPEED TOUCH PRO ADSL

> Bem, estou para seguir o tutorial do site www.free.bsd.com.br sobre o
modem
> da NEC para brasiltelecom tambem.
>
> Mas nesse tutorial, o servidor nao tem IP REAL, e o modem tem um ip na sua
> porta ethernet.
>
> No meu caso o modem será posto em modo BRIDGE e nao terá ip na porta
> ethernet (correto?)

    Errado, a interface ethernet do modem continua, e eh atravez dela que
voce vai se conectar.

> Porque o IP REAL devera ficar na minha interface de rede externa (xl0, por
> exemplo).

    Seu IP valido vai ficar em uma interface PPP que ele cria no ato da
conexão, no caso tun0 ou tunX

> Tenho duvidas de como fazer a conexao, neste caso, com o modem adsl, ja
que

    basicamente o tipo de conexao e o mesmo.. para o nec e para o alcatel,
"ppp sobre ethernet - pppoe"

> o mesmo nao
> tem ip algum, no tutorial é feita a conexao do pppoe atraves do ip do
modem,

    O modem (alias Router) alcatel speed touch pro tem interface e IP seu
IP. padrao é 10.0.0.138.

> mas como fica agora sem ip ?
> Alguem ja fez esta conexao do freebsd com modem em modo bridge ?

    Sim eu tenho em varios clientes e funciona perfeitamente... se tiver
problemas.. envie um e-mail em pvt que eu lhe envio alguma documentação e
arquivos que tenho..

tutorial--------------------------------------------------------------------
> ---------------
>  /etc/rc.conf
>  ifconfig_ed0="inet 192.168.7.2 netmask 255.255.255.248"

esse e uma configuraçao para a rede padrao do NEC, para o Alcatel, ficaria
assim:
    ifconfig_ed0="inet 10.0.0.1 netmask 255.0.0.0 broadcast 10.255.255.255
media 10BaseT/UTP"

essa linha seta sua interface ed0, para um ip da mesma classe do modem
alcatel, a opção "media 10BaseT/UTP" seta a velocidade da placa para 10
Mbits, pois a interface de rede do modem alcatel (como da maioria) e de 10
Mbits.

> ( aqui minha interface externa teria um ip real como 200.213.13.55, por
> exemplo, correto ne ? )

    nao eh possivel atribuir o IP Valido, direto para a interface de rede, e
necessario levantar uma interface PPP (tun0) para assumir o IP valido apos a
autenticação.
lembra-se ppp-o-e quer dizer ppp over ethernet (ppp sobre ethernet), ou seja
voce vai levantar uma interface ppp.

> # O mesmo deve estar configurado como pppoa-pptp relay  (rfc 2364) bridge
(a
> versão do firmware deve ser a STARE-71025-X7a)
> # Ip do Modem/Router = 192.168.7.1

O sistema ADSL da Brasiltelecom, só eh possivel de se acessar, no modo
bridge, atravez de pptp (pelo menos foi a unica maneira que consegui no
modem alcatel), então seu modem(router) deve estar configurado para:
modo pptp, VPI=0 VCI=35 encap=VCMUX ac= AWAYS.

> ( no meu caso o modem nao tem ip na porta ethernet, e é do modelo ALCATEL
> SPEED TOUCH PRO ADSL  )
>
> cd /usr/ports/net/pptpclient; make install clean

recomendo que voce baixe o pacote o :pptp-linux-1.0.3-1.tar.gz (nao lembro
de onde agora mas tenho ele aqui se quizer envio pra ti), compile e instale
(eh pra linux??? eh... funciona no freeBSD?? funciona.)

> # Agora você precisa configurar o /etc/ppp/ppp.conf
>
>  adsl:
>       set log Phase Chat LCP IPCP CCP tun command
>       set authname login em nomedoprovedor.com.br
>       set authkey senha
>   set timeout 0
>       set ifaddr 0 0
>
>       add default HISADDR
>       enable dns
>
> # Mude as permissoes do seu ppp.conf
>  chmod 600 ppp.conf
>
> # Ative a conexao manualmente
>  /usr/local/sbin/pptp 192.168.7.1 --phone pc1 adsl

nao use essa linha, no alcatel voce deve usar:
/usr/local/sbin/pptp 10.0.0.138 adsl &

se quiser tenho um script para inicialização automatica, mande um e-mail que
envio pra ti.

> ( tá, mas como vou fazer a conexao se o modem nao tem ip definido na porta
> ethernet ?
> minha interface externa que tera o IP REAL definido pela brasil telecom,
> como fazer a conexao
> com o modem ? )
>
> # Caso queira verificar o log
>  tail -f /var/lot/ppp.log
>

> Agradeço se alguem que ja teve esta duvida me ajude ok ?
>
> Muito obrigado,
> Leonardo

espero ter levado alguma luz para seu problema...

qq coisa entre em contato..

Abraço

Estacio da Silva e Cruz
scestacio em uol.com.br