[FUGSPBR] agora danou-se de vez..

Patrick Tracanelli eksffa em bsd.com.br
Qua Jul 31 18:50:34 BRT 2002

Djony Weverton Tambosi wrote:

> Patrick
>
>    Longe de mim comecar uma guerra santa aqui. Estou apenas colocando
> alguns pontos
>    de minha humilde experiencia. Cada admin deve ponderar sempre o que
> e' melhor
>    para cada situacao em seu ambiente.

Me inspirando na recente visita ao offset em BH e aos novos conhecidos
mineiros: Uai, claro so ;-)

Longe de qualquer um querer guerra (santa ou nao) nessa lista hehehe, e
outra, experiencia e' sempre experiencia, boa ou ruim, sao sempre otimos
motivos pra se argumentar, concorda? ;-)

> [...]
>     - Normalmente associo update do SO com update e/ou manutencao de
> hardware. Fontes e
>    principalmente coolers nao devem ser confiados por muuuito tempo. ;-)
>    - Quando a atualizacao e' feita por motivos de seguranca, sempre
> existe a possibilidade de
>    que o servidor ja' tenha sido comprometido.
>    - E' possivel fazer testes exaustivos antes de colocar o servidor em
> producao.
>    - Embora tenha efetuado ja' muitos updates pelos fontes e
> *teoricamente* ser seguro, na
>    pratica seja por incompetencia, seja por ter um urubu sentado no

De acordo, manutencao de hardware apesar de ser distinto de update de
sistema operacional, nunca e' mesmo de menos, especialmente com alguns
equipamentos "comercializados" no brasil, hehehe; updates de seguranca
sempre sao acompanhados do security advisorie (ao menos deveriam ser em
todos SOs, no FreeBSD felizmente costuma ser) que em geral apresentam
sintomas de uma estacao ja comprometida, ou seja da pra gente dar uma
analisadinha neh?

As vezes nao eh nem Urubu nem incompetencia, ao menos nao nossa, meros
fans/usuarios/administradores de BSD, como e' explicito no Handbook e no
FAQ o branch -RELEASE (releng_4_6 hj) eh o unico com garantias expressas
de ser construido com sucesso e seguranca via CVSup, o -STABLE e' sempre
o pressuposto mais estavel do momento, ou seja no momento seguinte pode
estar melhor do que agora hhehe ;-)

> [...]
>    foi fazer um downgrade dos fontes para a versao release e reinstalar
> tudo.
>    Talvez fosse uma burrice minha, talvez um problema nos fontes (que
> mesmo um novo cvsup
>    nao resolveu) mas o fato e' que coisas podem dar errado. E certamente
> no pior horario ;-)
>
>    Por estes e outros motivos, como falei antes, eu prefiro reinstalar
> tudo, testar, e so' dai'
>    colocar em producao. Pode ser mais trabalhoso, pode nao ser a forma
> mais elegante, porem
>    eu nao posso me dar ao luxo de ter um servidor parado :-)

Concordo plenamente com seus metodos de testes antes de colocar em
producao, mas apenas para novos servidores, novas instalacoes, nao para
manutencao e update diarios do sistema, pessoalmente eu nao conseguiria
viver numa situacao dessas, prefiro manter uma estacao cvsup-tester
(hehehe) e checar se o CVSUP de *agora* ta OK... novas instalacoes pra
update de sistema operacional e' meio fora de mao neh nao? Por mais
simples que seja um dump ou um tar na hora de mover o conteudo dos
usuarios de uma instalacao para outra, tem sempre aqueles milhoes de
servicos que precisam de um fine graint ou um tuningzinho ou outro...
Problemas de seguranca, seja por algum problema de verdade do freebsd ou
por algum problema agregado (vide coizera GNU na userland ou bibliotecas
de terceiros como a openssl) sao notificados e corrigidos quase sempre.
So' hoje foram dois SAs, um de manha e um a tarde. Ja pensou ter que
reinstalar um novo servidor por causa do openssl poucas horas depois da
ultima "atualizacao" nesses termos? hehehe eu particularmente to fora
;-) Corro qualquer risco de falha humana no novo -STABLE ou defino
releng_4_6 no meu supfile - exatamente por tambem nao poder me dar ao
luxo de ter servidores nem servicos (pra passar de uma instalacao pra
outra) parados ;-)

> Abracos,
> Djony

Paz Profunda,
--
| Patrick Leandro Tracanelli do Carmo           | (   )   |