[FUGSPBR] agora danou-se de vez..

Djony Weverton Tambosi dw em melim.com
Qua Jul 31 15:39:34 BRT 2002

Patrick Tracanelli wrote:

> Nao concordo, o processo de atualizacao do FreeBSD e' extremamente
> seguro, exatamente porque se e' pra falhar, a atualizacao falha nos
> processos de construcao (build world ou kernel) passada essa fase os
> processos de instalacao sao tranquilos, portanto nenhuma maquina de
> producao e' alterada ate' que os procedimentos de instalacao se
> concluam. Tenho servidores (de producao) que hoje sao 4.6-STABLE e
> foram originalmente instalados na serie 2.2, fora as instrucoes
> especificas da serie 2 pra 3 qualquer outro processo e' seguro o
> [...]

Patrick

    Longe de mim comecar uma guerra santa aqui. Estou apenas colocando
alguns pontos
    de minha humilde experiencia. Cada admin deve ponderar sempre o que
e' melhor
    para cada situacao em seu ambiente.

    Alguns pontos para clarear meu comentario acima:
     - Normalmente associo update do SO com update e/ou manutencao de
hardware. Fontes e
    principalmente coolers nao devem ser confiados por muuuito tempo. ;-)
    - Quando a atualizacao e' feita por motivos de seguranca, sempre
existe a possibilidade de
    que o servidor ja' tenha sido comprometido.
    - E' possivel fazer testes exaustivos antes de colocar o servidor em
producao.
    - Embora tenha efetuado ja' muitos updates pelos fontes e
*teoricamente* ser seguro, na
    pratica seja por incompetencia, seja por ter um urubu sentado no
telhado coisas dao errado.

    Um exemplo bem recente: Minha maquina desktop e' nova. Instalei o
FreeBSD 4.6 Release
    na semana que foi lancado. Estava funcionando perfeito quando a
poucos dias resolvi fazer
    uma atualizacao. Contruiu e instalou os binarios e o kernel sem um
erro sequer. Fiz o
    mergemaster chequei a configuracao toda e rebootei. A maquina
simplesmente nao ficava
    mais que 2 a 5 minutos rodando e rebootava. Nenhuma mensagem nos
logs, mesmo
    habilitando *.* no syslog. Apos 1 dia tentando "resolver" o problema
a melhor solucao
    foi fazer um downgrade dos fontes para a versao release e reinstalar
tudo.
    Talvez fosse uma burrice minha, talvez um problema nos fontes (que
mesmo um novo cvsup
    nao resolveu) mas o fato e' que coisas podem dar errado. E
certamente no pior horario ;-)

    Por estes e outros motivos, como falei antes, eu prefiro reinstalar
tudo, testar, e so' dai'
    colocar em producao. Pode ser mais trabalhoso, pode nao ser a forma
mais elegante, porem
    eu nao posso me dar ao luxo de ter um servidor parado :-)

Abracos,
Djony