[FUGSPBR] FreeBSD - Bridge Wireless

Thiago Lins thaago em msn.com
Seg Jun 3 10:47:06 BRT 2002

Eu ja consegui emular uma bridge wireless no freebsd
para isto voce deve habilitar o modo ibss .. definindo o nome do ibss igual ao nome da networking
depois disso habilita o suporte a bridge no freebsd
funcionou numa boa...

-----Mensagem Original-----
De: Alfredo Tomio Junior
Enviado: quarta-feira, 29 de maio de 2002 09:35
Para: fugspbr em fugspbr.org
Assunto: [FUGSPBR] FreeBSD - Bridge Wireless

   Pessoal,

   Ja enviei alguns e-mails anteriormente solicitando algumas informações
sobre como usar o FreeBSD em rede wireless. Na maioria das vezes recebo
respostas como: vai em http://www.freebsd.org/hand.../wireless../docs.. que
la voce acha tudo .
  Ja uso sem problemas o FreeBSD conectando em modo BSS usando encriptação e
venho obtendo uma performance invejavel.
  Na verdade o que ainda não consegui fazer foi usa-lo em substituição a um
access point, ou seja gostaria de liga-lo a uma antena omni direcional e e
ter clientes conectando-se a este server. No entanto este server estará
ligado tambem via wireless no seu gateway para a rede mundial. É possivel
somente com um cartão usa-lo desta maneira ?
   Como faria para clientes conectarem via ad-hoc (peer-to-peer) a este
server e ele por sua vez se conectar a outro server via wireless ?.
    Existe outra possibilidade que é ter dois cartões:  um conectando a uma
AP1000 Lucent via BSS e outro esperando conexões peer-to-peer dos clientes,
mas ai eu teria que ter duas antenas. Preciso ter este mesmo server operando
como bridge. Pois o gateway dos clientes
conectados seria outro servidor na rede.
  Quando falei em respostas do tipo: man wicontrol, na verdade gostaria de
compartilhar experiências, trocar informações, estar em contato com pessoas
que usam o FBSD em redes wireless, tenho 70 edificios na cidade de
Florianopolis todos interligados via Bridges COR - ROR funcionando
perfeitamente. Mas quero fazer experiências novas sempre buscando ter menos
custo e mais produtividade.

Um abraço a todos.

    Atenciosamente,

     Alfredo Tomio Junior