[FUGSPBR] regras ipfw/natd

Capriotti capriotti em portal7.com.br
Seg Jun 3 10:19:36 BRT 2002

vamos abrir um pouco mais o assunto:

no seu /etc/rc.conf coloque a linha:

natd_flags="-f /etc/natd.conf"

que vai instruir o seu natd a ler as regras do aqrquivo ali indicado.

depois disso você joga as regras lá dentro.

tomando o seu exemplo:

redirect_port tcp 192.168.1.2:80 aaa.bbb.ccc.ddd:80
redirect_port tcp 192.168.1.3:53 aaa.bbb.ccc.ddd:53
redirect_port udp 192.168.1.3:53 aaa.bbb.ccc.ddd:53

o nat many-->one é feito dentro do arquivo /etc/rc.firewall; Procure pela
linha onde tem "divert".

Tem muito mais coisa que pode ser feita com nat nesse arquivo.

Alternativamente você pode tentar usar o ipfw fwd, ok ?

[]s

At 04:16 PM 5/31/2002, you wrote:

>o idiota aqui resolveu experimentar com o ipfw/natd pra substituição
>de regras ipfilter/ipnat 'que estão funcionando' pode??
>
>pois bem, embora tenha montado um conjuntinho ipfw até legalzinho
>(funciona) para firewall, ainda não consegui atinar *onde* enfiar
>(êpa!!) as regras do natd. O basicão:
>
>tudo o que vier da internet endereçado a aaa.bbb.ccc.ddd:80 deve ser
>redirecionado para 192.168.1.2:80, que é onde está o apache tudo o que
>vier da internet endereçado a aaa.bbb.ccc.ddd:53 .. 192.168.1.2:53,
>onde está o bind. tudo o que vier da lan (192.168.1.0) destinado a
> [...]

-*-
Capriotti (capriotti at portal7.com.br)

A solução de qualquer problema é uma questão de tempo.
Never make decisions under crisis situations.