[FUGSPBR] Problemas com Gravação

Rafael Mentz Aquino rafael em zumnet.com.br
Ter Jun 11 20:58:10 BRT 2002

Eu já passei por esta situação. Quando o servidor não possui dados
vitais, a solução "meia-boca" é habilitar no rc.conf a opção
fsck_y_enable="YES" (a partir do 4.3 tem no /etc/defaults/rc.conf, mas
dá pra copiar para versões anteriores, tanto 4.x como 3.x).
Neste caso, após a falta de energia, ele tenta fazer o fsck -p e se der erro,
ao inver de pedir o caminho do /bin/sh ele inicia um fsck -y. Esta é
a solução mais rápida, mas não a mais segura. No meu caso se aplicava
bem, então não precisei buscar nada mais seguro.

Mas até onde eu sei, quando um BSD não consegue fazer o peer normal,
já está com algum problema, ou no filesystem ou até problema físico de HD.

Rafael Mentz Aquino