[FUGSPBR] FreeBSD em Notebook

Giovanni P. Tirloni gpt em tirloni.org
Sex Jun 14 21:12:39 BRT 2002

* aagaio (aagaio em linwork.com.br) wrote:
> [...]
> abri varias sessoes X locais e remotas (5 para ser mais exato, 2 locais kde 2 mais browsers navegando com o Konqueror, e 3 remotas em ambiente AIX) enquanto que no Linux ele comia os meus 128MB e ainda pegava cerca de 20MB do meu Swap, e demorava bastante para atualizar a tela quando eu mudava de uma sessao para outra , enquanto o Free sobravam ainda 43MB da memoria real livre e a mudanca de sessoes era quase instantanea. Pasmem!

 Acho que isso ocorre porque no Linux quando uma aplicação não está sendo
 utilizada ela é "swaped out", ou seja, vai pra memória swap, e quando você
 precisa dela o sistema demora um pouco pra por tudo (ou as partes necessárias)
 da aplicação devolta na memória RAM. Alguem pode confirmar isso ?

 No FreeBSD isso não ocorre ou não ocorre tão freqüentemente igual no Linux.
 Faz algum tempo que não uso Linux então se alguém pudesse confirmar isso eu
 ficaria agradecido.

> Estou fucando no Free e estou bastante empolgado, consegui instalar sem problemas gracas ao tutorial do Edson no site.
>
> 1.) Gostaria de saber uma coisa, existe uma versao do handbook em pdf ou algo assim?

 ftp.freebsd.org/pub/FreeBSD/doc/en/

> 2.) Como poderia configurar o Bootmanager do Freebsd para reconhecer o Linux com EXT3, ele nao reconeceu e eu tive que usar o GRUB, o meu disco e de 20GB.

Hmm deveria ter reconhecido, ou não :-) Não posso ajudar nessa mas se precisar
ler o FS EXT3 quando estiver no FreeBSD você tem que adicionar suporte ao EXT2
no kernel ("options EXT2FS", o handbook descreve a operação de compilar
um novo kernel) que ele vai conseguir ler o EXT2 como EXT3. Só não vai ser
"jornalado" mas vai ler/escrever. Isso é o que me disseram ;)

- Giovanni