[FUGSPBR] OT: Wireless

Webmaster Wireless Connect webmaster em ilb.com.br
Seg Jun 24 15:59:58 BRT 2002

Mario,

Segundo a resolução numero 282 de 29 de novembro de 2001 da Anatel, as
frequencias de 2.4 e 5.8 Ghz são liberadas para uso e não necessitam
qualquer tipo de licenciamento para tal.
Desconsidere qualquer informação que alguem lhe der que a anatel deve dar
certificação para que um provedor possa instalar e vender internet a seus
clientes por exemplo, e que esta fechando estas empresas.
Em materia de certificação, a unica certificação que a anatel realmente tem
"tudo a ver" é quanto ao equipamento, este sim deve ser certificado para
poder ser usado e comercializado dentro do pais, para ter certeza que o
equipamento que voce vai comprar é certificado entre no site abaixo e faça a
pesquisa.
http://200.252.158.174/sgch/Usuario/Consulta/Tela.asp
Para que tu tenha ideia, existem alguns equipamentos da frequencia de 5.8Ghz
que nao podem ser comercializados no pais porque fazem tx a 5725 e rx a
5325, isso em função da consideravel banda que estes equipamentos dispoem, o
que não é o caso dos cartoes half-duplex de 2.4Ghz da Orinoco, Avaya,
Samsung e tantos outros.
A proposito, comercializamos e instalamos estes equipamentos.. half e full
duplex para pequenas e grandes distancias.. hehehehe
Abraços,

Giovani Molozzi
Wireless Connect Inc.