[FUGSPBR] OFFTOPIC - Etica em telecomunicações

Ronan Lucio ronanl em melim.com.br
Sex Maio 3 18:05:55 BRT 2002

Marlus,

Vou apenas levantar alguns pontos:

Primeiro ponto é que o usuário tem seu direito de privacidade,
e isso é lei.
E o segundo ponto é que o administrador do servidor tem acesso
a todos os dados do usuário.

Com isso é necessário que o administrador, a empresa e o patrão
tenham ética profissional, neste caso, que não acessem, leiam
e muito menos divulguem os dados do usuário e/ou funcionário.

É impressindível que a empresa tenha normas ou recursos internos
garantindo a privacidade do usuário.
Isto pode vir em regras do tipo: Não se divulga nenhuma informação
a respeito de usuários sem ordem legal até recursos como conexões
criptografadas ou até mesmo (o que seria o ideal), o OpenBSD
(a um nível mais paranóico) tem recurso até para gravar as mensagens
de e-mails criptografadas no próprio HD.

Bom, isto é um assunto bem subjetivo, aconselho você a começar
pelas leis de privacidade e depois estudar recursos para garantir
a segurança da informação.

[]
Ronan

----