[FUGSPBR] OFFTOPIC - Etica em telecomunicações

Marlus Clayton de Oliveira marlus em pegasus.fmrp.usp.br
Seg Maio 6 13:54:53 BRT 2002

Valeu Patrick e Capriotti

    Muito obrigado, eu queria ter alguns pontos de vista para saber se
as opniões diferem ou não da minha e embora tenhamos muitos pontos de
vista, como por exemplo o da empresa e dos funcionarios no caso citado
pelo Capriotti, no fundo no fundo o cuidadoe preocupação com os dados e
a manipulaçao da rede é comum a todos e como dizer que derepente a mesma
empresa que se utiliza dessa politica e também faz uso do serviço de
outras empresas para ter acesso a internet não podem ter seus dados
vigiados? realmente a questão é delicadissima e traça um limiar muito
estreito entre o certo e o errado que as vezes se confundem muito,
novamente dependendo do ponto de vista. Estou tentando fazer esse
trabalho da forma mais imparcial possivel mas é dificil uma vez que como
adepto do software livre eu acho que o conhecimente é um bem da
humanidade e quanto mais compartilharmos mais evoluiremos mas a
realidade mostra esse capitalismo que nos força a muitas vezes sermos
anti éticos para nos mantermos em primeiro lugar, é o risco que se tem
ao tertarmos ser bons profissionais, pois para ilustrar usando o exemplo
anterior o administrador da rede pode não ser um crapula que deseja
fiscalizar os funcionarios, mas a vontade dele em ser um funcionario
competente que satisfaz a necessidade da empresa as vezes o força a ser
esse crapula.
	Bem, mais uma vez obrigado e pra não ficar congestinando a lista se
alguem quiser continuar o papo mante em pvt Valeus ;)

Obs: Sim Patrick, acho que você veio ate aqui em Ribeirão um vez para
falar sobre processamento paralelo com o Phred mas eu não estava, eu
fazia parte do projeto de paralelização do cap3 no hemocentro de RP. E
tambem estive no encontro em sanca :) fui o ganhador do do livro no
sorteio se alguem lembrar, ha ha ha :PPPPP

Abraços.

Patrick Tracanelli wrote:
> Boa Capriotti...
>
>  E como dizer que a empresa nao esta certa? ou nos direitos dela?
>
>  A verdade eh que a lei nao eh muito clara, e a legislacao nesse caso eh
> mais 'nebuloso' como dito do que qualquer coisa... Nao existe tecnologia
> qua garanta privacidade se o admin nao tiver etica... entao o primeiro
> passo eh conhecer a empresa e pessoas dessa empresa, que vai te oferecer
> os servicos... Uma pratica legal (que pode ser um ponto de pra sua
> pesquisa, Marlus - acho que eu te conheco...) eh dar uma olhada nas
> [...]

                                               /\ /\
                                                o o
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=--ooO--(_)--Ooo--

   /       Marlus Clayton de Oliveira Rocha Silva
  (=\      Fundação Hemocentro de Ribeirão Preto   ___
   \=)     Rua Tenente Catão Roxo, 2501          _|___|_
    /      14051-140                           _|___|___|_
   /=)     Ribeirão Preto - São Paulo         |___|___|___|
  (=/                                           |___|___|
   /       Fone: 55 16 3963 9300 Ramal 9603       |___|
  (=\      Fax:  55 16 3963 9309
   \=)     E-mail: marlus em pegasus.fmrp.usp.br
    /      Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto      __
   /=)     Laboratório de Bioinformática              _|__
  (=/      Universidade de São Paulo                _|___|
  (=\ 	  Linux User	#238792                _|___|___|
   \=)	  Machine	#117696              _|___|___|__

----