[FUGSPBR] ULTRA DMA

oarn1 em zipmail.com.br oarn1 em zipmail.com.br
Qua Maio 8 17:52:53 BRT 2002

Boa tarde galera do bem!

Gente, olha só que tragédia!
Vinha eu feliz e contente com meu FreeBSD 4.3 RELEASE rodando
como uma bolinha faz uns 4 meses. Só que esta semana ele parou
de reconhecer o HD. Só que no mesmo HD o WIndows 98 (pasmem!)
estava funcionando sem problemas! Imaginem-se no meu lugar,
usuário FreeBSD de uma hora para a outra é obrigado a só
utilizar windows! No auge do desespero cheguei até a socar a máquina.
Depois que me acalmei um pouco mais comecei a procurar o
problema. Observei que no Windows o disco rígido era acessado
sem Ultra-DMA, ou seja, via bios. Para tirar a prova dos nove
habilitei o acesso do Windows via DMA e nada mais funcionava!
Tomado novamente pelo desespero (já que estamos em fim de periodo
na universidade e todos os meus trabalhos estão armazenados
neste disco) tentei todas as configurãções do disco na bios, mas
nada. Já no outro dia resolvi o problema do Windows removendo o
dispositivo e ele detectando novamente, pois o modo protegido é
uma droga para consertar problemas e não deixava desabilitar o
acesso via DMA.
O do Free acho que não dá pra resolver, pois li em um dos documentos dele
que os drivers via bios não estão implementados. Rodei nesta máquina o OpenBSD
e ele tentava todos os tipos de
acesso via Ultra DMA e DMA no fim das contas ele acessava o
disco via um tal de PIO-4 pois os modos via DMA davam um erro,
tipo de leitura.

Agora as perguntas:
Depois de narrada este acontecimento infeliz alguem sabe o porque
da UltraDMA para de funcionar de uma hora pra outra?
Sabe como resolver?
Nas versões mais novas do Free os drivers via bios foram
implementados?
Meu disco está dando os últimos suspiros?

T+
Otacílio Neto
Graduando em Ciência da Computação - UFPB Campus II