[FUGSPBR] ULTRA DMA

Alexandre D. Bensi (aledon) alexandre em dep.ufscar.br
Qui Maio 9 08:10:28 BRT 2002

Mas vc pode instruir o Free a utilizar PIO-4, tudo bem que ele passara a comer
processamento pra gravar ou ler, e que a transferencia é uma mercadoria (~14MB),
mas pelo menos vc faz o backup.
No /boot tem um arquivo loader.rc, nele vc pode colocar caracteres no kernel com
o sysctl, da uma olhadinha: sysctl -a | grep ata

No Cap 4 do FAQ do FreeBSD, fala um pouco sobre isso, como o FreeBSD simula
drivers que fazem uso da BIOS e tals, embora não se aplica no teu caso, ajuda a
formular idéias a respeito. Tenho ele aqui na mail traduzido pro portuga, se
quiser dar uma olhadinha acessa:
http://freebsd.dep.ufscar.br/faq/troubleshoot.html

[]'s!

oarn1 em zipmail.com.br wrote:

> Boa tarde galera do bem!
>
> Gente, olha só que tragédia!
> Vinha eu feliz e contente com meu FreeBSD 4.3 RELEASE rodando
> como uma bolinha faz uns 4 meses. Só que esta semana ele parou
> de reconhecer o HD. Só que no mesmo HD o WIndows 98 (pasmem!)
> estava funcionando sem problemas! Imaginem-se no meu lugar,
> usuário FreeBSD de uma hora para a outra é obrigado a só
> utilizar windows! No auge do desespero cheguei até a socar a máquina.
> Depois que me acalmei um pouco mais comecei a procurar o
> problema. Observei que no Windows o disco rígido era acessado
> [...]

Atenciosamente,
Alexandre D. Bensi (aledon)
System/Network Administrator
--
Icq Uin at WORK | HOME: 118731900 | 129462580
E-Mail: echo alexandre dep ufscar br | sed 's/ /@/;s/ /./g'