[FUGSPBR] Problemas em carregar o KDE

Capriotti capriotti em portal7.com.br
Qui Maio 9 07:58:55 BRT 2002

Peço perdão ao Héder pela inoportuna "correção"; Só deixe eu alongar um
pouco mais a explicação, porque um dia eu passei exatamente por isso e tive
que pagar o mico de entrar no canal de IRC l
a de fora, aguentar os topetudos tirando uma da minha cara, só porque eu
não tinha experiência.

E, convenhamos: o X não vem com nenhuma "carta ao usuário" dizendo como
liga o bixo.

Mas vamos lá:

o X é uma coisa, o KDE é outra.

o KDE simplesmente é o cara que faz as coisas parecerem bonitinhas, a
carroceria da máquina. O motor mesmo, que "pensa", gerencia, faz as coisas
girarem, é o X.

Portanto, executar um e executar outro são coisas diferentes. Natural, pois
são PROGRAMAS DIFERENTES.

Quando você chamou o X, ele colocou só o X funcionando. se tivesse digitado
startkde no prompt da janela que o X abre, teria inicializado o KDE também.

Normalmente, depois da instalação do KDE, o instalador modifica um arquivo
- o startx ou xinit, não tenho certeza - e coloca o KDE como default.

Isso significa, para nós pobres mortais, que para executar o X com o KDE
como window manager (que é exatamente o que ele é, um gerenciador de
janelas, pesado para caramba) seria, em teoria, só digitar o startx na
linha de comando do seu shell.

Alternativamente os comandos abaixo também.

Duas coisinhas: o KDE não é o único Window Manager que existe. Tente
outros; Existem aqueles que são mais leves, e têm menos funções, e são
ideais pra quem não precisa de uma "cara de Windows" para operar um
computador. Existem outros com estilos muito diferentes, como o
Enlightment, que são pesadíssimos e têm uma interface gráfica completamente
diferente, muito mais elaborada.

Imprescindível uma m;áquina mais "pesada" para rodar esse bixo aí.

Existem outros que deixam o desktop com cara de Mac, e vários outros.

Se você estiver disposto, teste alguns.